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Vencendo as falhas sistêmicas com BCDR

Um dos maiores desafios do Administrador de TI está no desenho de planos de ação para lidar com falhas sistêmicas. A dificuldade está na natureza desse tipo de falha, que ultrapassa a fronteira dos problemas pontuais e envolve componentes que se relacionam como: infraestrutura, serviços e aplicações..

A abordagem tradicional de parar o sistema, restaurar a parte afetada e recuperar transações ou dados perdidos, costuma ser insatisfatória na maioria dos casos por implicar em longos períodos de indisponibilidade como mostrado no quadro abaixo:

Falha Ações Indisponibilidade Típica
Exclusão involuntária de dados Restauração de backup, recuperação de alterações perdidas desde o último backup   Horas 
Falha de hardware Substituição dos módulos afetados, reinicialização do sistema Horas, Dias  
Sistema de arquivos ou bancos de dados corrompidos Reinstalação do ambiente operacional, restauração de backup, recuperação de alterações perdidas desde o último backup Dias
Queda de energia Reinicialização do sistema, verificações de integridade de dados Horas

O pior dos enganos é acreditar que ocorrências desse tipo não acontecem. A verdade é que não importa quão bem capacitado seja um data center, ele sempre estará sujeito a falhas sistêmicas. O mesmo vale para ambientes operacionais, que podem falhar e perder dados durante sobrecargas ou atualizações. Além disso, existe a possibilidade de erro humano no desenvolvimento e gestão de aplicativos e bancos de dados.

Felizmente, a Computação em Nuvem aliada ao planejamento de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres - ou BCDR, na sigla em inglês - permite a criação de ambientes capazes de superar os casos de falha sistêmica.

Um exemplo disso é o recurso de Alta Disponibilidade (ou HA, de High Availability)  da infraestrutura de nuvem VMware. O HA protege as máquinas virtuais contra falhas nos servidores físicos (hospedeiros). Quando um hospedeiro sofre uma indisponibilidade, as máquinas virtuais que estavam rodando nele são automaticamente reiniciadas em outro hospedeiro da nuvem.

Contudo, a tecnologia por si só não é capaz de solucionar todos os problemas. Uma proteção efetiva contra falhas sistêmicas requer também:

  • Um Plano de Ação que:
    • liste os recursos vitais para a continuidade do negócio em caso de falha como: servidores, máquinas virtuais, aplicações e bancos de dados, entre outros;
    • defina o RTO (do inglês: Recovery Time Objective), ou seja, o tempo máximo tolerável para trazer o sistema novamente online após a ocorrência da falha;
    • defina o RPO (do inglês: Recovery Point Objective), ou seja, o período máximo de perda das atualizações de dados que pode decorrer do processo de recuperação;
    • estabeleça os procedimentos manuais e/ou automáticos que serão disparados desde a ocorrência da falha até a sua total recuperação.
       
  • Um modelo de Redundância de Recursos: criação de imagens replicadas das máquinas virtuais e um segundo data center para migração automatizada. Replicação de arquivos e bancos de dados entre servidores ativos nos dois data centers, se necessário. A solução deve permitir a criação de múltiplos pontos de restauração e a definição do RPO (Recovery Point Objective) e RTO (Recovery Time Objective).
     
  • A execução de Testes Regulares: para simulação de falhas, sem afetar os sistemas em produção. Somente assim será possível confirmar a eficácia do Plano de Ação e do modelo de Redundância de Recursos, evitando imprevistos quando o desastre efetivamente vier a ocorrer.
     

O Planejamento de BC/DR é um componente fundamental da estratégia de qualquer empresa cuja operação dependa da Tecnologia da Informação. Com ele é possível transformar as falhas sistêmicas de um inimigo mortal, que pode atacar a qualquer momento, em um aliado no desenvolvimento das melhores práticas de gestão que garantem a perenidade do negócio.

A CentralServer oferece o serviço de BCDR Nuvem Gerenciada e BCDR Nuvem Híbrida . Para saber mais, entre em contato conosco solicitando um estudo específico para as necessidades da sua empresa.

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