0800 701 1993 + 55 (11) 3995.7905 + 55 (41) 2141.1800
webmail.
painel.
Esqueci a senha

Soluções

Serviços sob medida para sua empresa

Utilização de ferramentas de cache para aceleração de desempenho dos sites

Se o seu site tem uma aplicação de e-commerce, blog ou similar, há boas chances de você já ter lidado com picos de acesso que causaram algum tipo de lentidão devido ao esgotamento de recursos como: CPU, memória ou disco. Essas situações podem ocorrer por conta da sazonalidade, em períodos de promoções e datas comemorativas, ou mesmo pela ação de mecanismos de busca que visitam o site procurando indexar muitas informações em um curto espaço de tempo.

Existem boas práticas de programação e SEO (Search Engine Optimization) que ajudam a minimizar esses problemas, contudo, a partir de certo volume de acessos, torna-se necessário lançar mão de ferramentas adicionais. A principal ajuda nesses casos é a implantação de serviços de cache para acelerar a entrega das informações do site.

Algumas aplicações como Joomla e Drupal permitem a ativação de plugins de cache. Esses plugins são fortemente indicados para aumentar o desempenho e reduzir o impacto do site sobre o servidor.

O ambiente de Cloud Server Gerenciado da CentralServer oferece algumas opções de cache para auxiliar os programadores:

1. Memcached

Ferramenta MemcachedFaz cache de dados e objetos, com suporte a múltiplas linguagens. Com o Memcached, o programador consegue guardar dados de objetos distribuídos como sessões e queries na memória RAM para reduzir o número de vezes que uma fonte de dados, como um banco de dados ou uma API, é acessada.

Uma boa prática de programação é colocar o Memcached na frente de toda consulta feita a um banco de dados. Essas consultas não precisam se limitar a valores de colunas ou linhas podendo, por exemplo, conter dados complexos resultantes de joins entre tabelas. E o melhor é que, via de regra, a mudança necessária na aplicação para usar o Memcached consiste em mudar poucas linhas de código.

Grandes provedores de conteúdo da internet, como o Facebook, fazem uso intensivo do Memcached. Da mesma forma, fornecedores de bancos de dados, como o MySQL, incentivam a sua utilização para aliviar a carga de acessos e dar escalabilidade às aplicações.

2. APC (Alternative PHP Cache)

APCFaz cache de variáveis, objetos e de código compilado PHP.

Assim como o Memcached, permite armazenar em cache todos os arquivos PHP que são compilados através dele, reduzindo o tempo de processamento no servidor

 
3. Varnish

varnishServiço HTTP que fica na frente do servidor, recebendo as requisições da internet. Caso o dado solicitado esteja no cache no Varnish, esse envia a resposta diretamente. Se não, repassa a requisição para o servidor web tratar. Dependendo do caso, o Varnish pode acelerar o tempo de resposta da aplicação centenas de vezes, além de economizar processamento do servidor web.

Como o Varnish roda em Linux, ele pode ser implantado no mesmo servidor em que roda o Apache (servidor web). Em cenários de maior porte ou quando a aplicação roda em ambiente Windows, o Varnish deve ser instalado em um Cloud Server à parte. Nesses casos, ele também pode atuar como balanceador de carga, otimizando e distribuindo os acessos entre vários servidores web na retaguarda.

Via de regra, a implantação do Varnish não requer mudanças na programação do site. Caso ele rode no mesmo servidor que o Apache, existe a necessidade de ajuste das portas de comunicação e uso de um IP adicional. Nos Cloud Servers com serviço de Gerenciamento, essas mudanças são feitas pela equipe da CentralServer.

No serviço de Cloud Server Gerenciado da CentralServer, o Memcached pode ser habilitado rapidamente em servidores web Linux (Apache) ou em um Cloud Server específico onde, se necessário, pode rodar também o balanceador de carga e o Varnish cache.

Entre em contato conosco pelo 0800 701 1993, no horário comercial, ou clique aqui e descreva seu projeto para mais informações.

CentralServer - 16 anos
Reconhecimentos CentralServer
Escritórios São Paulo: Av. Paulista, 1765
Curitiba: Rua Iapó, 1458

Data Centers São Paulo
Rio de Janeiro
 

© 2015 CentralServer - Computação em Nuvem Corporativa no Brasil
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização de textos e elementos gráficos deste site. As diversas marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários.