Segurança das senhas de acesso

Update: o serviço email da CentralServer foi atualizado para Email Corporativo em Cloud. Portanto, algumas informações desse artigo podem não ter aplicação no novo serviço.

Temos observado um aumento no número de casos de contas de correio invadidas devido à utilização de senhas fracas ou presença de vírus no computador do usuário. O que ocorre nestas situações é que o invasor obtém acesso à caixa postal e a utiliza para envio de spam (publicidade não autorizada) ou phishing (fraude eletrônica). Este tipo de incidente pode causar vários transtornos para o proprietário do domínio, como:

  • reputação negativa do domínio frente a outros provedores, resultando na classificação automática das mensagens enviadas com “lixo eletrônico” ou mesmo na rejeição dos e-mails;
  • questionamentos judiciais por pessoas lesadas pelo envio do phishing (ex. fraudes bancárias);
  • bloqueio administrativo da conta ou do domínio feito pela equipe do CentralServer.

Problemas desta natureza podem ser evitados com a adoção das seguintes práticas:

  • use senhas fortes com, no mínimo, 8 caracteres e misturando números, letras maiúsculas e minúsculas (ex. 1Pale2i6);
  • não abra anexos de mensagens enviadas por desconhecidos;
  • mantenha um programa antivírus atualizado e ativo em seu computador;
  • não acesse a conta de correio a partir de computadores com segurança duvidosa, como em lan houses ou cyber cafés;
  • não compartilhe a senha com terceiros;
  • remova as contas de correio do domínio que estão sem uso;
  • e quando desconfiar que a senha de acesso foi comprometida, altere-a imediatamente.

 

Gostou desse conteúdo?

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar