Os incidentes envolvendo contas de email invadidas têm tido um aumento significativo. Isso ocorre principalmente devido ao uso de senhas fracas para acesso às contas ou então devido a existência de vírus no computador dos usuários.

O acesso não autorizado a uma conta de email pode ser utilizado para envio de spam (propaganda não autorizada) ou phishing (fraude eletrônica). Essa prática pode causar diversos transtornos ao proprietário do domínio, como:

  • reputação negativa do domínio na internet, resultando na classificação das mensagens enviadas como “lixo eletrônico” ou na sua rejeição pelos provedores;
  • bloqueio administrativo das contas de email afetadas;
  • questionamentos judiciais por pessoas lesadas pelo recebimento do phishing.

Para evitar esses problemas, recomendamos a adoção das seguintes práticas:

  • crie senhas fortes, contendo no mínimo 12 caracteres, entre eles números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos;
  • não inclua na senha palavras comuns (ex.: seu nome, nome da conta de email, hospedagem, etc) ou números e letras sequenciais (ex.: abc, 123);
  • altere as senhas regularmente e, quando desconfiar que uma senha de foi comprometida, altere-a imediatamente;
  • nunca compartilhe a senha com terceiros;
  • utilize uma senha exclusiva para cada uma das suas contas e salve-as em uma ferramenta de cofre de senhas para maior proteção;
  • não abra mensagens com anexos estranhos ou enviados por desconhecidos;
  • mantenha um programa antivírus atualizado e ativo em seu computador;
  • exclua as contas de correio do domínio que não estão mais em uso.

Com essas medidas, você seguirá usando os benefícios do serviço de email sem comprometer a segurança pessoal e da sua empresa.

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