Scrum

Scrum é um processo de gerenciamento e controle que diminui a complexidade de projetos de TI para que sua equipe possa se concentrar na construção de produtos que atendam às necessidades do negócio e às expectativas do cliente.

Com esse método, gerentes e equipes são capazes de otimizar seus processos e, assim, entregar produtos melhores.

O Scrum em funcionamento

O Scrum consiste em um framework de trabalho simples. O proprietário de um produto cria uma lista do que deseja, por ordem de prioridade, e as tarefas são divididas em sprints, assim, a equipe tem um determinado período para completar seu trabalho.

Ao longo do processo, o Scrum Master mantém a equipe focada no seu objetivo e todo sprint termina com uma retrospectiva. No final de cada um deles, o trabalho designado deve estar pronto para ser entregue. À medida que o próximo sprint se inicia, a equipe repete todos esses passos, até completar todo o projeto.

Os benefícios na aplicação do Scrum são muitos. Ele aumenta sua linha de fundo, ajuda a atender a pedidos de clientes com eficiência e melhora processos internos. Conheça agora outras vantagens que terá ao adotar esse método!

Comunicação otimizada

O Scrum foca na colaboração e comunicação diária, fornecendo visibilidade ao longo das tarefas para todos os membros da equipe. Afinal, para um desenvolvimento de software eficiente, os desenvolvedores precisam se comunicar com o usuário final, com o pessoal de operações e com o gerenciamento.

As ferramentas colaborativas desse método facilitam essa comunicação e ajudam a integrar a equipe, conduzindo a um melhor desenvolvimento de software. O Scrum oferece múltiplas oportunidades para o envolvimento das partes interessadas antes, durante e depois de cada sprint e, por isso, fortalece o contato entre os membros da equipe, clientes e gestores.

Liderança fortalecida

O método Scrum altera o jeito de liderar equipes. Não existe uma hierarquia típica e o comando vem de todo o time, não apenas de uma pessoa. Por isso, a Scrum Alliance estima que 87% das equipes melhoraram sua qualidade após aderirem ao método.

O Scrum define que todos na equipe são responsáveis pelo seu trabalho, sob a supervisão do Scrum Master.

Isso tira os funcionários do anonimato. E quando todos passam a ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma empreitada, cria-se um forte ambiente colaborativo.

O Scrum Master deve estar tão comprometido com o resultado quanto os outros membros da equipe; seu papel é facilitar o alinhamento das expectativas do grupo. Por compartilhar objetivos em detrimento de comandá-los, ele executa um papel de liderança altamente eficiente e de natureza distinta da liderança tradicional.

Mais transparência

A abordagem ágil oferece uma oportunidade única para que clientes se envolvam no decorrer do projeto, da priorização de recursos ao planejamento de interações. E, embora isso exija que eles entendam que estão observando um trabalho em andamento e não um produto finalizado, vale a pena pela transparência.

Outra característica do método Scrum que fortalece esse princípio é o feedback contínuo, que faz parte de todo o processo. O quadro do Scrum e seus gráficos são exibidos e atualizados o tempo todo, o que leva a um ambiente de trabalho mais aberto. As reuniões demonstram as forças e as fraquezas da equipe e aumentam a adaptabilidade do seu time como um todo.

O Scrum foi criado para otimizar a satisfação e a produtividade da equipe, a capacidade de resposta e a qualidade do produto. As práticas que permitem que esses benefícios se tornem viáveis incluem trabalhar em sprints curtos e disponibilizar informações para todas as partes interessadas. Vale a pena investir no método para colher bons resultados.

Agora que você já sabe por que utilizar o Scrum no desenvolvimento de projetos, leia os demais conteúdos do nosso blog e saiba como evoluir a sua empresa com o uso da nuvem.

Posts Similares