Qual a relação entre computação em nuvem e tomadas de decisão na TI?

Qual a relação entre computação em nuvem e tomadas de decisão na TI?

A computação em nuvem (cloud computing) é um dos carros-chefe da transformação digital pela qual as empresas brasileiras estão passando. É o que afirma a consultoria IDC, que prevê alta de 5,7% nos investimentos em TI no país, apesar da crise.

Segundo uma das mais respeitadas empresa de pesquisas em tecnologia, a nuvem, que até pouco tempo era vista como uma tendência, neste ano assume status de “mainstream”. Isso porque tanto os gestores de TI quanto os empresários nacionais já entenderam o quanto a tecnologia pode impulsionar resultados e passaram a ter mais confiança na aquisição de recursos tecnológicos como serviço.

A virtualização da infraestrutura reduz custos, dá mais poder de escalabilidade, mobilidade e segurança da informação. Também os processos de tomada de decisão são significativamente melhorados com a computação em nuvem. E tudo isso de uma forma bem mais acelerada do que era feito até pouco tempo — quando todos os recursos da TI tradicional eram mantidos em uma infraestrutura local.

Você já parou para pensar em como o cloud computing pode tornar o processo de tomadas de decisão na TI da sua empresa mais preciso, rápido e seguro?

Sobre tudo isso vamos refletir neste artigo. Continue lendo para entender!

A computação em nuvem torna as empresas mais orientadas a dados

Certamente você já teve contato com o conceito de orientação a dados. Ele remete ao fato de, cada dia mais, as empresas verem valor nas informações que produzem e também nos dados externos, que podem ser coletados e analisados para tomar decisões mais corretas em diversos aspectos.

Acontece que para coletar, organizar e analisar dados é necessário contar com uma infraestrutura de TI robusta. E é aí que a computação em nuvem entra como uma importante aliada.

Ao contratar serviços de nuvem, além de não precisar se preocupar com a montagem de uma infraestrutura local, os gestores de TI e executivos de negócios conseguem tornar o processo de decisão mais barato e, ao mesmo tempo, podem acompanhar o desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias.

Assim, contar com soluções de alta complexidade como Business Intelligence e Analytics, por exemplo, deixa de ser um privilégio das mega corporações, pois esses recursos podem ser adquiridos como serviço, virtualizados, sem grandes complexidades técnicas.

A computação em nuvem dá mais mobilidade aos executivos de TI e de negócios

Outro ponto que merece destaque neste movimento é a facilidade com que os executivos de TI e de negócios, tomadores de decisão, podem operar sistemas em qualquer hora, em qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo (tablet, smartphone, notebook etc.).

Com o cloud computing, não é mais necessário estar entre as quatro paredes do escritório para analisar relatórios e compartilhar informações com a equipe administrativa. Logo, mesmo em viagem, é possível reunir profissionais chave para reuniões via teleconferência, por exemplo, imputar dados nos sistemas gerenciais e acelerar o processo de decisão.

Monitorar a performance do ambiente de TI, a disponibilidade dos recursos e o andamento da operação também se torna um processo mais simples e efetivo. Por meio de soluções baseadas na nuvem, profissionais de TI conseguem trabalhar de forma remota e assim acompanhar o desempenho da tecnologia em diferentes filiais, unidades de negócios etc.

A computação em nuvem torna o departamento de TI mais analítico e estratégico

Por outro lado, se até pouco tempo o time de tecnologia da informação era visto dentro das empresas como uma área de suporte, agora ele assume uma postura mais analítica e consultiva.

Ao contar com fornecedores de soluções e recursos tecnológicos na nuvem, tanto o gestor de TI quanto seus colaboradores transferem a maior parte de suas preocupações técnicas e têm mais tempo de trabalhar em análise de resultados, orientações baseadas em dados, enfim, em ter uma postura mais estratégica e menos operacional.

Com uma infraestrutura mais robusta e custando menos do que se fosse mantida internamente, inovar os processos de TI se torna bem mais fácil em comparação ao modo tradicional. Isso porque a integração de sistemas, a mobilidade, a possibilidade de escalar os recursos conforme o negócio cresce e uma série de outros benefícios ajudam na melhoria dos resultados do departamento.

Dessa forma, a TI pode atuar em conjunto com departamentos como marketing e vendas, transformando dados sobre os clientes coletados nas ferramentas de gestão em informações relevantes para planejar ações de alcance de mercado, ofertas, desenvolvimento de novos produtos e serviços etc.

A computação em nuvem oferece mais segurança da informação

Por fim, também é importante destacar que com os serviços de computação em nuvem cada vez mais acessíveis, a segurança da informação também é potencializada dentro das empresas.

Se olharmos para o fato da chamada “indústria hacker” avançar com a mesma voracidade com que a tecnologia em si se desenvolve, percebemos que a segurança dos dados é uma grande preocupação em organizações de todos os portes e em todos os segmentos de atuação.

Tradicionalmente, os departamentos de TI precisavam fazer grandes investimentos para implementar processos de backup e evitar ataques aos sistemas, por exemplo. Agora, com os recursos sendo entregues de forma virtualizada, quem precisa se preocupar com manter servidores e bancos de dados livres de riscos são os fornecedores de cloud computing.

E bons fornecedores de nuvem, além de terem recursos suficientes para manter seus centros de dados livres de vulnerabilidades, aplicam metodologias reconhecidas internacionalmente para evitar que as informações de seus clientes sejam violadas – também contam com profissionais altamente treinados para lidar com este tema.

Logo, é correto afirmar que também em relação à segurança da informação, o cloud computing contribui para melhorias no processo de decisão. Sabendo que as informações estarão sempre íntegras, seguras e disponíveis, tanto os gestores de TI quanto os executivos de negócio podem concentrar esforços no que mais interessa: manter suas empresas sempre competitivas e em constante desenvolvimento.

 

Como a sua empresa tem explorado os benefícios da computação em nuvem? Você já havia pensado na relação entre ela e o processo de decisão na TI? Para receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter!

 

Gostou desse conteúdo?

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Vamos juntos nesta jornada!

Receba gratuitamente o nosso conteúdo completo para impulsionar o seu negócio.

As melhores dicas e soluções em Cloud Computing e estratégias de negócio.