Por que toda startup hoje em dia já nasce na nuvem?

Por que toda startup hoje em dia já nasce na nuvem?

por Juliano Simões*

“O fundador de uma startup entra em um bar. Pede 437 cervejas. Pede 2783 amendoins. Pede 1882 batatas fritas. Diz que pode esperar 5 minutos pela entrega.
O barman não entende.”

Ter agilidade para iniciar a empresa a partir de uma ideia. Crescer sem investir em hardware. Pagar apenas pelos recursos consumidos em uma infraestrutura com poder ilimitado de processamento.  

Esses são os novos paradigmas que levam startups a operar 100% na nuvem e competir em pé de igualdade com negócios estabelecidos.

Um caso emblemático é o da empresa ContaAzul. A startup catarinense nasceu na nuvem em 2011 e se tornou um dos principais fornecedores de software de gestão online do País, atendendo  mais de 400 mil micro e pequenas empresas.

Houve um tempo em que investir em cloud computing era uma opção. Hoje o cenário é outro. Usar a tecnologia para aumentar a eficiência da empresa tornou-se um requisito para  sobreviver e prosperar.

Essa transformação também afeta os profissionais de TI, cujo foco deixa de ser “manter as máquinas rodando” para agregar valor aos produtos e serviços da organização. É a Tecnologia da Informação se transformando na Tecnologia da Inovação.

 

E sua empresa, já tem sistemas implantados na nuvem? Participe da nossa enquete e acompanhe a votação para conhecer o nível de adesão aos principais provedores de cloud do mercado. 

 

*Juliano Simões é Founder e CEO da CentralServer.

 

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Peraí... Temos um guia prático importante para você!

Reunimos num guia prático as informações necessárias para a adoção da computação em nuvem.

Acesse aqui o seu Guia prático!