Por que ficar atento aos indicadores de desempenho da sua empresa?

Por que ficar atento aos indicadores de desempenho da sua empresa?

Se o objetivo é manter sua empresa em crescimento, você não pode ficar sem uma estratégia de negócio. Boas táticas funcionam por meio de planejamento — e você sabe se o planejamento de sua companhia está correto? Indicadores de desempenho podem lhe informar!

No atual cenário, em que as tecnologias surgem cada vez mais depressa, os indicadores de desempenho são essenciais para se manter atualizado e tomar as decisões certas para o crescimento do empreendimento.

A competitividade é a chave para o sucesso de qualquer negócio, e você só vai conseguir bons resultados a partir de planejamento e ações eficientes dentro do mercado, utilizando tais índices para medi-las e descobrir se está no caminho certo.

Quer saber mais sobre os indicadores de desempenho? Continue lendo este post!

Qual a importância dos indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são importantes porque rastreiam os resultados da empresa e utilizam esses números para identificar possíveis falhas, além de revelarem ações que podem ser tomadas em relação aos problemas ou às melhorias.

Trata-se de uma ferramenta de análise que mensura as estruturas e os processos que ocorrem dentro da sua companhia, colocando-os em números, gráficos e estatísticas para facilitar a tomada de decisões. A partir de dados concretos e números, o empresário tem uma maior probabilidade de tomar decisões adequadas e de evitar o “achismo”.

Por meio desses números, você pode criar estratégias para otimizar processos. Ou seja: ao analisar o conjunto de indicadores, é possível entender melhor os fatos e até mesmo prever eventos futuros e até mesmo uma eventual crise no setor.

Por que usá-los?

Um negócio que não possui metas dificilmente terá chances de crescimento. Uma pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) revelou que 76,2% dos administradores consultados tem um controle dos resultados, mas, desse total, somente 41,3% mostra e/ou discute tais dados com seu corpo de funcionários.

Muitos empresários, por falta de tempo ou interesse, não estruturam um planejamento ou uma análise do negócio e acabam sendo surpreendidos com crises no mercado. Tais gestores, inclusive, deixam de analisar processos internos da companhia, os quais poderiam demonstrar que significativas mudanças estão se aproximando.

Ao obter dados com indicadores de que as vendas estão se reduzindo durante o mesmo período ano após ano, por exemplo, é preciso analisá-los e avaliar sua origem — em razão de eventual crise, problemas no produto, potencial econômico ou até mesmo em virtude da equipe de vendas.

Para descobrir exatamente o que está acontecendo, deve-se observar os índices em conjunto, pois isso permite maior assertividade e, em alguns casos, contraposições que exigem uma análise minuciosa dos motivos. Na atual crise econômica brasileira, centenas de negócios fecharam suas portas porque não se planejaram corretamente para tal cenário, por exemplo.

Medir os resultados é importante para a gestão. Com os indicadores de desempenho, é possível acompanhar o crescimento do empreendimento simultaneamente ao do mercado atual e se prevenir quanto a eventuais surpresas.

Além disso, com a previsão de muitas das movimentações do setor, você terá controle estatístico sobre todos os processos que ocorrem dentro da companhia e saberá onde encontrar os pontos que precisam de mais atenção.

Como esse recurso auxilia minha empresa?

As funções de análise e captação de dados dos indicadores de desempenho vão fazer um levantamento geral do panorama do seu negócio, coletando, centralizando e automatizando os dados da empresa.

Tais índices podem medir resultados em várias (ou todas as) frentes da companhia. Se o seu objetivo é melhorar as vendas, as estratégias e os indicadores podem ser direcionados para esse fim, trazendo dados focados na área, como é o caso da quantidade de vendas realizadas, projeções, comparações entre períodos etc.

Contudo, o levantamento feito pelos medidores pode se estender a todas as áreas e levantar estatísticas referentes desde ao marketing até aos recursos humanos.

Os indicadores de desempenho, como a nomenclatura ilustra, mensuram o desempenho da empresa por meio de quesitos como produtividade, fluxo de caixa, impactos externos e internos e panorama do mercado, revelando a situação atual da gestão dos processos e se você está fazendo (ou não) o gerenciamento correto para alcançar suas metas.

Quais são os tipos de indicadores?

Existem alguns tipos diferentes de indicadores de desempenho, que podem ser aplicados em diversos setores da sua empresa ou em toda ela. Pode-se classificá-los em:

Indicadores de desempenho de qualidade

São focados nos processos de produção de um negócio. Eles verificam se os produtos e/ou serviços estão sendo desenvolvidos de forma a contribuir para o crescimento ou se estão induzindo burocracias dispensáveis e consequentes prejuízos.

Indicadores de desempenho estratégicos

Analisam resultados para verificar se a companhia está ou não a caminho do alcance de suas metas. Geralmente, essas análises são feitas por meio de números quantitativos e visam ao crescimento financeiro do negócio.

Em quais áreas de gestão é possível aplicá-los?

Financeiro

Como mencionado, os indicadores de desempenho podem agir em diversas frentes do negócio e serem específicos para cada necessidade. Existe, dentro da área financeira, uma grande variedade de tipos de índices para auxiliar no planejamento estratégico do empreendimento. Os mais importantes são:

  • receitas;
  • despesas;
  • lucratividade;
  • balanço de lucros e prejuízos.

Vendas

Na área de vendas, também de extrema importância para o crescimento efetivo de empresas, há indicadores específicos:

  • funil de vendas;
  • receitas (por vendedor, por região, por venda);
  • taxas de sucesso de vendas.

Recursos humanos

Alguns indicadores na área de recursos humanos são:

  • demissões e contratações;
  • índice de absenteísmo;
  • número de treinamentos realizados;
  • índice de turnover (rotatividade de funcionários);
  • pesquisa de clima.

Manter o negócio dentro da faixa de crescimento é o objetivo de qualquer administrador. Os indicadores foram criados para facilitar a compreensão dos processos operacionais da empresa e apresentar dados reais, quantitativos e de fácil observação/controle.

Por isso a tamanha importância dos indicadores de desempenho em uma companhia, pois se trata de uma ferramenta que dará a direção para o desenvolvimento de estratégias, além de gerar mais segurança no momento de implantar ações ou realizar mudanças.

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