Líder feliz com o sucesso do seu trabalho

Qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte, depende do uso da Tecnologia da Informação (TI). Da computação em nuvem ao big data, essas ferramentas se mostraram essenciais para melhorar o desempenho e crescimento de um negócio.

Mas para que elas funcionem corretamente é necessário cuidar também do material humano. É aí que a liderança em TI se mostra essencial, não apenas para coordenar estratégias, mas para agregar qualidade aos produtos e serviços e enriquecer todo processo organizacional.

Contamos a seguir os 7 valores que aplicamos para construir lideranças de sucesso!

1. Foco na atuação da equipe

Pode ser fácil confundir uma atuação no setor de tecnologia com um foco somente em números e softwares, mas uma liderança em TI também deve se preocupar com a equipe e os relacionamentos interpessoais.

Quando os membros de um time não sabem claramente o que devem fazer ou qual a importância da sua atuação, isso afeta a produtividade e causa o desalinhamento com os objetivos da empresa.

No âmbito pessoal, os colaboradores que não encontram oportunidades de desenvolvimento ou não são reconhecidos, podem se sentir desestimulados com o passar do tempo. Por isso, ao fazer com que seus colaboradores tenham papéis bem definidos, fica mais fácil ter uma equipe automotivada.

2. Esclarecimento de metas

Uma das melhores maneiras de manter a equipe empenhada e definir o que é realmente relevante para o crescimento do seu negócio é esclarecer as metas com regularidade. Para que todos saibam o que devem fazer e tenham um compromisso mútuo para atingi-las.

Essas metas devem ser eSpecíficas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais — com prazo de início e conclusão. É o que o mercado classifica como “SMART.”

O mercado muda muito rapidamente e líderes eficazes precisam estar em constante sintonia com o que ele traz, o que os clientes precisam e o que os colaboradores podem fazer.

3. Reconhecimento eficaz

Líderes não devem apenas comandar. Também é preciso saber ouvir e identificar quem são os talentos do grupo e o valor que eles trazem para o negócio.

O reconhecimento é o principal estimulante para a motivação. É importante que o líder valorize e, principalmente reconheça publicamente, o trabalho e os comportamentos individuais que trazem benefícios ao coletivo.

Tudo isso pode ser feito por meio de atitudes simples, como:

  • Escutar as necessidades e aspirações dos colaboradores;
  • Criar um plano de carreira que permita o seu desenvolvimento individual dentro da empresa;
  • Promover um programa de job rotation, que consiste em dar ao colaborador a chance conhecer outros setores e atividades da empresa;
  • Oferecer oportunidades de capacitação profissional;
  • Criar um programa de benefícios de acordo a realidade e cultura da organização.

4. Ações rápidas e adequadas

A liderança em TI deve ter a capacidade de tomar decisões rápidas e estratégicas, como parte do plano de ação para desenvolvimento e na solução de problemas.

Antes de tomar uma decisão, pense nela como um processo composto por três etapas: coleta de fatos e dados, identificação de linhas de ações viáveis e, finalmente, escolha.

Para agir com sabedoria é preciso conhecer a empresa, identificar os possíveis obstáculos e agir com inteligência emocional.  Afinal, uma decisão motivada por sentimentos como raiva, medo ou frustração pode colocar em risco a imagem ou a sobrevivência do seu negócio.

Para impulsionar seu desempenho, é necessário que a TI tenha uma atuação estratégica dentro da organização. Para isso, deve-se buscar mais capacitação não apenas em tecnologia, mas em temas importantes para os negócios, como administração, gestão, marketing, economia e outros idiomas. Se você entende o mercado, será mais difícil cair nas suas armadilhas.

5. Capacidade de influenciar pessoas

É muito comum confundir “liderança em TI” com “gerência em TI”. Liderar não está relacionado apenas a cuidar de pessoas ou comandar o seu trabalho, mas influenciá-las — em prol de uma meta, de um ideal, de um resultado.

Se a sua equipe e colegas não o identificam como uma figura que merece confiança, respeito e, acima de tudo, admiração, será mais difícil tornar-se um verdadeiro líder.

É preciso ter consistência, estar aberto a ouvir e aprender, assumir responsabilidades, saber delegar tarefas, promover melhorias para todos e não ter medo de fazer mudanças.

6. Inovação

Parece um clichê, mas é preciso ressaltar a importância de investir em inovação quando o assunto é TI, já que a tecnologia nem sempre caminha na direção do mercado.

Inovar é a chance de sobreviver e crescer nesse cenário econômico. Não apenas na criação de ferramentas ou plataformas, mas também em cultura.

Promover uma liderança que incentive os colaboradores a pensarem “fora da caixa” pode aumentar a produtividade interna, diminuir os custos, melhorar a oferta de produtos e serviços diferenciais e ajudar a prever o que será tendência no futuro.

7. Estilo de liderança próprio

O último segredo, e um dos mais importantes, de nossos líderes de TI é não seguir a risca todas as dicas nem tudo o que se ouve sobre liderança. Também não se deve tentar reproduzir fielmente a forma de liderança de outro gestor.

Há uma gama de estilos, que vai da autocrática a visionária. Mas a verdade é que nenhum deles funciona sozinho ou será eficaz em todos os tipos de empresas e equipes.

Cada organização possui um modelo de conduta, necessidades próprias e contratos psicológicos únicos — ou seja, tudo aquilo que faz parte do relacionamento entre as pessoas que a compõe.

Um líder de TI bem-sucedido consegue diferenciar o que é melhor para si do que é melhor para o seu trabalho e adaptar o que aprende à realidade do negócio.

Ele precisa ter a astúcia para identificar o que funcionará ou não e, só então, preencher as lacunas para levar a empresa para onde se deseja.

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