O que é multicloud?

Você sabe o que é Multicloud?

O conceito de Multicloud consiste na utilização de duas ou mais estruturas de computação em nuvem. A combinação visa utilizar fornecedores diferentes de serviços na nuvem para ampliar a capacidade computacional, segurança e disponibilidade; ou otimizar gastos.

Razões para optar pela TI Multicloud

Uma das vantagens de usar uma estratégia Multicloud é a facilidade para escolher as melhores opções de serviços de cloud do mercado. Com essa flexibilidade é possível reunir em um projeto benefícios como:

  1. Otimização de investimentos: a opção pelo Multicloud permite usar a combinação de serviços mais competitiva em termos de preços e capacidade de recursos.
  2. Integrar serviços de diferentes nuvens: Com a possibilidade de utilizar diferentes fornecedores e tipos de nuvens, na multicloud podemos integrar os serviços existentes em cada fornecedor, tendo mais uma opção para gerenciar serviços da nuvem de maneira que atenda de forma mais personalizada as necessidades da organização.
  3. Resiliência no armazenamento de dados: Multicloud é vista como uma forma de evitar a perda de dados ou tempo de inatividade devido a falhas de aplicações na nuvem. Além disso, é considerada como uma opção de segurança, caso ocorra algum tipo de bloqueio do fornecedor da nuvem.
  4. Orquestração no gerenciamento de dados: As ferramentas de orquestração automatizam e coordenam processos complexos de administração do sistema, por exemplo o armazenamento de dados, configurações de aplicativos, banco de dados, matriz de armazenamento, servidor web e balanceador de carga.
  5. Otimização da infraestrutura: Como vimos anteriormente, uma estratégia multi nuvem oferece a capacidade de selecionar diferentes serviços ou recursos de diferentes provedores de cloud. Isso é útil, uma vez que alguns ambientes em nuvem são mais indicados para determinadas tarefas.
  6. Padronização da tecnologia como serviço: À medida que tecnologias como virtualização e nuvem substituem os datacenters, as configurações dos sistemas aumentaram em número e complexidade, a multicloud promove ainda mais o uso de tecnologia como serviço para as empresas.
  7. Flexibilidade no uso de recursos: A versatilidade da multicloud também permite que as organizações mantenham os recursos computacionais o mais próximo possível de seus usuários para obter um desempenho ideal e uma latência mínima.
  8. Continuidade do negócio e segurança das informações: Um ambiente multicloud oferecendo as vantagens da nuvem privada e pública, reduz o risco de perda de dados ou tempo de inatividade devido a falhas de fornecedores ou serviços. Garante, dessa forma, a alta disponibilidade e o aumento de recursos aplicados a segurança da informação.
  9. Aderência à legislação: O uso da Multicloud pode atender ainda a regulamentações ligadas a governos que exijam o armazenamento de dados em determinadas regiões.

O uso de diferentes nuvens permite ainda que as empresas se mantenham atualizadas e utilizem as últimas novidades tecnológicas desenvolvidas por vários provedores da nuvem, e não apenas um.

Conheça as opções multicloud da CentralServer

Veja como ajudamos você a tirar o melhor benefício de diferentes nuvens

Competências de um bom fornecedor de TI Multicloud

Em primeiro lugar, é fundamental avaliar quais as necessidades da empresa para começar sua busca pelo parceiro ideal. No momento da análise de fornecedores, é importante verificar cuidadosamente se eles suprem tais necessidades, seu histórico com outros clientes e se cumprem os requisitos do negócio em questão. Para isso, adote critérios de qualidade na escolha dos melhores fornecedores:

  • A integração é fundamental ao escolher vários fornecedores da nuvem.
  • Verifique a experiência do fornecedor frente a outros players do mercado.
  • Verifique padrões de mercado e certificações conquistadas pelo fornecedor.
  • Seja rigoroso na avaliação do suporte oferecido pelo fornecedor de TI Multicloud.
  • Verifique as ferramentas de gerenciamento disponíveis para uma arquitetura TI Multicloud.
  • Avalie a integração dos fornecedores de TI Multicloud com os fabricantes de tecnologia e fornecedores de serviços para a nuvem.
  • Avalie as competências e casos de sucesso do fornecedor selecionado, no que diz respeito a orquestração de dados e aplicações na TI Multicloud.

O gerenciamento da TI Multicloud será fundamental para que a estratégia adotada funcione e alcance os resultados desejados.

Avance na estratégia multicloud com um parceiro especializado em computação em nuvem.

Clique aqui e fale sobre o seu projeto com um Especialista em Cloud da CentralServer.

Posts Similares