Novas tecnologias: a sua empresa está preparada?

Novas tecnologias: a sua empresa está preparada?

Novas tecnologias estão sendo criadas e desenvolvidas ao mesmo tempo em que você lê este post. Uma grande transformação de sistemas físicos e digitais está em curso, e sabemos que revoluções desse tipo têm o poder de mudar radicalmente a indústria e os negócios.

Mas a questão principal aqui é: como as novas tecnologias estão afetando as empresas nesta década e como os negócios se adaptam a essas mudanças rápidas e constantes?

Pense um pouco nos tópicos mais comentados quando o assunto é inovação nos negócios: realidade virtual e aumentada; big data e análises de dados; computação em nuvem; trabalho remoto; mobilidade, acessibilidade e visibilidade. Sua empresa está preparada para aderir a essas tendências?

Como a tecnologia pode mudar o seu negócio?

O estudo Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative, realizado pelo MIT Sloan Management Review, que teve a participação de 1500 executivos de 106 países, afirma que 78% dos gestores veem a transformação digital como fator decisivo para o êxito dos seus negócios.

De fato, a adoção de softwares de segurança da informação e aplicativos que ajudam no aumento da produtividade ou simplificam a gestão da informação e o compartilhamento de dados pode ser determinante para o desenvolvimento das empresas, tendo a tecnologia como apoio.

Sua empresa está pronta?

Atualmente, empresas têm a oportunidade de avaliar sua infraestrutura de TI e redefinir as estratégias para melhorar em produtividade, eficiência e precisão nos processos. O ambiente competitivo dos negócios exige análises táticas inteligentes das organizações, para desenvolverem projetos inovadores com o objetivo de se manterem produtivos.

A transição atual da digitalização para a automação e convergência — o que chamamos de Quarta Revolução Industrial — incentiva as empresas a repensar suas abordagens e estratégias no caminho das novas tecnologias e da inovação. Líderes e gestores devem começar a entender a fundo esse novo ambiente de mercado em constante mudança.

Por sorte, esses líderes não estão sozinhos. Muitos provedores de soluções de TI acumularam vasta experiência em adaptar, desenvolver e transformar plataformas e processos de negócios em ambientes mais seguros e funcionais para as novas tecnologias.

Como iniciar o processo de inovação?

É imprescindível que companhias se atualizem para atender às novas demandas tecnológicas do mundo. E um dos principais motivos para isso é que organizações preparadas e antenadas para a inovação são muito mais capazes de tomar decisões rápidas e corretas para seu crescimento.

Desenvolva um pensamento estratégico

O processo de inovar se inicia com o propósito de criar uma vantagem estratégica no mercado. Por esse motivo, desenvolver um pensamento estratégico é essencial. Isso significa que nessa fase é necessário pensar especificamente sobre como a inovação vai influenciar nos objetivos estratégicos da empresa.

Aqui, é necessário mirar nas áreas-alvo em que a inovação tem mais chances de fornecer uma vantagem estratégica.

Estimule a participação dos seus colaboradores

Uma excelente ideia é motivar os colaboradores da empresa. Estimule seus times a trazerem ideias para seu negócio, a saírem de suas zonas de conforto. Isso pode acontecer por meio de brainstormings, conversas para trocar ideias ou até mesmo por concursos.

Durante as reuniões, abra espaço e dê oportunidades para que os colaboradores compartilhem suas ideias e pontos de vista. Esses momentos costumam ser potenciais inícios de projetos inovadores.

Observe as tendências do mercado

Depois de mapear suas necessidades, acompanhe o mercado e liste as novidades que você viu nos últimos meses — uma plataforma de automação de atividades, um novo sistema de gerenciamento e análise de dados ou uma solução para hospedagem em cloud, por exemplo. Analisar essas opções pode ajudar a identificar aquelas que podem fazer a diferença para seu negócio.

Após juntar essas informações e estudar o contexto de uma forma geral é o momento de questionar se determinada tendência pode ser aproveitada pelo seu negócio e ser responsável por uma inovação. Depois disso, é pensar nos investimentos.

Tenha em mente qual o verdadeiro papel da tecnologia

A tecnologia transforma a maneira como damos valor às coisas, interagimos com o público consumidor, criamos parcerias de negócios e alcançamos novos mercados. Mas, ultimamente, a tecnologia tem encontrado papel especial também em ajudar as pessoas a encontrarem o seu melhor.

Investir no poder das novas tecnologias significa criar uma cultura de inovação, auxiliando no engajamento dos funcionários e dominando a arte de fazer negócios. Gestores atentos às tendências estão muito mais propensos a apresentarem relatórios com grandes vendas e aumento dos lucros.

Quais serão os benefícios?

Podemos citar quatro benefícios imediatos da adoção de novas tecnologias para sua empresa:

  • adotar rapidamente tecnologias inovativas, como computação na nuvem, mobile e IA, significa que você terá mais tempo para usar o potencial máximo que o novo sistema oferece e poderá entrar primeiro em mercados em ascensão, enquanto a competição ainda estará no processo de considerar se vale a pena ou não investir;
  • implementar com sucesso a tecnologia certa para sua empresa pode alavancar a performance financeira do seu negócio. A computação na nuvem, por exemplo, tem o poder de agilizar processos dentro da organização e tornar o acesso à informação melhor e mais fácil;
  • Quando a nova tecnologia estiver funcionando, o gerenciamento e a organização vão operar muito mais efetivamente. É só ver como a automação, as tecnologias mobile e o trabalho remoto ajudam a aprimorar o monitoramento e a execução de tarefas;
  • sem sombra de dúvida, as novas tecnologias vão aumentar a produtividade e a eficácia do seu negócio, gerando mais lucro.

Se você está pronto para fazer da inovação uma realidade, é preciso avaliar qual a melhor tecnologia para sua empresa. Mesmo que o futuro seja incerto, uma forte liderança nos negócios e um bom time de projetos, trabalhando juntos e preparados para inovar, podem alcançar excelentes resultados na adoção de novas tecnologias.

Gostou do assunto? Então, não pare por aqui e veja que, além de se preparar para as novas tecnologias no mercado, é fundamental o investimento em inovações!

 

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Peraí... Você segue uma rotina de backup confiável?

Saiba como manter seus dados seguros, acessíveis e íntegros.

Acesse aqui o seu Guia prático!