Multicloud: transforme os desafios em vantagens para seu negócio

Multicloud: transforme os desafios em vantagens para seu negócio

Ao longo dos últimos anos, à medida que a conscientização empresarial sobre a nuvem aumentou, mais empresas migraram suas infraestruturas de TI para lá e, na maioria dos casos, para um único fornecedor.

No entanto, um outro tipo de estratégia vem ganhando cada vez mais força. Você sabe o que é Multicloud?

Neste post, explicaremos o que é Multicloud, quais são suas vantagens e desafios, e quais são os cuidados necessários para uma utilização eficiente da estratégia. Acompanhe!

O que de fato é uma Multicloud?

A Multicloud significa uma rede múltipla de computação em nuvem (uma rede com diversas nuvens). Nela, pode-se utilizar mais de um ambiente online para atender aos requisitos do negócio.

Ou seja, as empresas podem ter mais de uma nuvem — sejam elas privadas, públicas ou híbridas (mesclas das nuvens públicas e privadas), sendo cada uma de um fornecedor diferente. O intuito é aproveitar o que cada fornecedor oferecer de melhor para ampliar o potencial das estratégias em nuvem.

Desafios da Multicloud

A implantação de uma estratégia Multicloud tem alguns desafios a serem superados. Para entender melhor o que estamos dizendo, explicaremos a seguir os principais pontos de atenção da solução.

Exigência de profissionais altamente capacitados

A Multicloud requer um nível mais alto de especialização dos gestores e dos profissionais de TI para determinarem com precisão o que migrar para a nuvem, qual tipo de nuvem utilizar, qual o melhor fornecedor para cada caso, quando e por que.

Além de qualificação, a implantação de diferentes plataformas e serviços, utilizando diferentes fornecedores, exige também experiência para a estratégia dar certo.

Esforço de gerenciamento

O maior desafio de uma estratégia Multicloud é a complexidade de gerenciamento, pois é preciso lidar com tecnologias, interfaces, serviços e terminologias diferentes — todas ao mesmo tempo.

Como não há uma padronização de terminologias, tamanhos de instância ou metodologias entre fornecedores de nuvem, essa estratégia exige um esforço gerencial maior de gestores e profissionais de TI.

Interoperabilidade

A interoperabilidade entre diferentes fornecedores de nuvem requer o uso de soluções alternativas como um API (Application Programming Interface) para tornar o ambiente de trabalho online alinhado entre as diferentes estruturas, plataformas e serviços hospedados em nuvem.

Vantagens e benefícios da Multicloud

A maioria das desvantagens citadas acima podem ser facilmente superadas pelas vantagens que mostraremos a seguir. Acompanhe!

Desenvolvimento de produtos melhorados

Ao longo do tempo, o foco no desenvolvimento de produtos que não dependam de apenas um provedor específico de nuvem contribuirá para a criação e o desenvolvimento de produtos e serviços melhorados e mais robustos, sendo suportados por várias plataformas de trabalho online.

Capacidades ampliadas

Diferentes fornecedores de nuvem suportam diferentes estruturas e plataformas, oferecendo pacotes de recursos e ferramentas maiores e mais adequados para a empresa, bem como escalabilidade para atender as necessidades momentâneas de expansão e retração do negócio.

Autonomia

O fato de você poder migrar a infraestrutura de TI da empresa para diferentes provedores de cloud dará a nítida vantagem de reduzir a dependência de um único fornecedor.

Isso é importante ao permitir o aproveitamento de outras oportunidades existentes no mercado.

Outras vantagens e benefícios

A Multicloud pode ser usada como uma estratégia para minimizar os riscos de perda de dados e tempo de inatividade, aumentando o potencial e a qualidade dos serviços prestados por meio da nuvem (QoS).

A computação em nuvem múltipla também pode ser usada para dar suporte a grupos com diferentes necessidades e propósitos de trabalho ou para proporcionar uma experiência de qualidade superior para clientes que usam os serviços da empresa online.

Se o gerenciamento das nuvens for integrado, incluindo políticas, automação e transparência, os benefícios da Multicloud devem superar consideravelmente os desafios, ajudando na redução de custos e na melhora do desempenho do negócio.

Gostaria de saber qual o investimento necessário para otimizar sua TI? Faça uma simulação aqui e descubra.

Cuidados necessários ao utilizar a Multicloud

Nessa realidade, mantenha os seguintes conceitos em mente:

  • dedique maior conscientização com relação aos níveis de segurança e governança, dada a complexidade e a distribuição do sistema;
  • atente-se para a necessidade de resiliência dos sistemas distribuídos ante falhas sistêmicas;
  • a estratégia só terá valor se você selecionar provedores que garantam o atendimento mais adequado das necessidades da empresa.

Considere a complexidade adicional inerente à integração de várias nuvens e prepare-se para gerenciar os ambientes de forma adequada.

Fazer todo esse trabalho de integração sozinho pode ser complexo demais e, caso não tenha uma equipe de TI qualificada ou alguma experiência no assunto, pode-se colocar em risco toda a parte operacional do negócio.

Nesse caso, indicamos que procure uma empresa especializada para terceirizar essa função a profissionais que realmente entendem o que estão fazendo.

Uma consultoria especializada também pode indicar quais tipos de nuvens utilizar e como aplicar uma gestão integrada o suficiente para garantir a prestação de serviços de qualidade aos clientes.

Se você conseguir manter uma equipe de gestão com abrangência e alto desempenho, conseguirá ter os requisitos necessários para tornar a Multicloud uma forte aliada do desenvolvimento sustentável do negócio.

Agora que já sabe o que é Multicloud e como ela funciona, você pode dar início a um planejamento mais eficiente de migração e integração entre os diferentes tipos de cloud, construindo um diferencial competitivo para ele.

Gostou da novidade? Assine a nossa newsletter agora mesmo e fique sempre por dentro do assunto!

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

(Visualizado 144 vezes, 1 vezes visualizado hoje)

Também pode lhe interessar