Expansão do Data Center e IPv6

Nas próximas semanas o CentralServer vai expandir as conexões ao data center e iniciar a implantação do protocolo IPv6. Veja a seguir as informações que nossa equipe preparou para esclarecer como estas questões afetam a sua hospedagem.

 

Em que consistem estas mudanças?

1. O CentralServer está aumentando a redundância de acesso ao data center com a ativação de uma nova conexão internet. Esta conexão será fornecida por uma nova operadora e funcionará com contingência do link principal, fornecido pela Intelig. Para que as conexões redundantes operem de maneira transparente, o CentralServer passará a atuar com endereços IP dedicados para prestação dos serviços. Esta implantação ocorrerá ao longo do mês de maio/2011.

2. Devido ao crescimento da internet, o sistema atual de endereçamento de recursos chamado de IPv4, vai se esgotar em breve. Prevendo isso, foi criado um novo padrão, o IPv6, com capacidade de absorver o crescimento futuro da rede. Para que os computadores, sites e servidores se adaptem ao novo cenário, eles precisarão operar com dois endereços, um IPv4 e um IPv6. Esta implantação ocorrerá gradualmente nos próximos meses.

 

Como a minha hospedagem será afetada por estas mudanças?

O processo de troca dos endereços IP está sendo planejado para causar o menor impacto possível no funcionamento da sua hospedagem. Na maior parte dos casos, os acessos são realizados pelo nome do domínio (ex. www.domínio.com.br) não sendo necessária qualquer ação. Contudo, há exceções à esta regra que irão requerer uma intervenção do responsável pelo domínio ou do programador do site:

  • sites dinâmicos com scripts que acessam o banco de dados do domínio via endereço IP
  • aplicativos externos que acessam recursos do domínio via endereço IP, como: programas de e-mail, FTP, smartphones e aplicativos Windows.

Nossa recomendação para os casos acima é que os acessos via endereço IP sejam substituídos pelo nome do recurso, ex.: mysql.domínio.com.br, pop3.domínio.com.br, etc.

Além disso, os domínios cujos servidores DNS são mantidos fora da rede do CentralServer ou que usam DNS alias na entidade de registro também precisarão ser atualizados. Para estes casos, nossa equipe entrará em contato com o responsável pelo domínio passando as novas informações de DNS.

 

Quando a mudança será realizada?

Nos próximos dias enviaremos boletins específicos para cada ambiente de hospedagem (Compartilhada, Cloud e Dedicada) com prazos e informações detalhadas sobre as trocas de endereço IP.

Também enviaremos um boletim sobre IPv6 com mais informações a respeito deste marco na história da internet.

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre estas notícias, entre em contato pelos nossos Canais de Atendimento.

 

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Peraí... Você segue uma rotina de backup confiável?

Saiba como manter seus dados seguros, acessíveis e íntegros.

Acesse aqui o seu Guia prático!