O mercado não para de se reinventar a cada instante. Sempre uma nova tecnologia ou uma ideia inovadora vêm para transformar de vez as práticas de negócio consolidadas e que vão perdendo espaço para novas atitudes. As empresas antenadas nessas mudanças e tendências ficam sempre um passo à frente na disputa por melhores colocações no mercado.

Em se tratando de pequenas e médias empresas (as famosas PMEs), estar atento às mais novas e eficientes maneiras de organizar e gerenciar o cotidiano pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.

E uma das tecnologias mais presentes em casos de sucesso é a computação na nuvem, por sua otimização de custos, segurança e flexibilidade. Dentre todos os tipos de serviços e produtos possíveis na nuvem, vamos destacar o IaaS (Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como um Serviço, em português), por seus grandes benefícios para as PMEs.

O que é IaaS?

De todos os modelos possíveis de serviços em nuvem, o IaaS é o mais flexível. Nele, a empresa contratante tem mais poder de ação e criação em seus servidores. No IaaS, o cliente recebe uma máquina virtual e fica responsável por gerenciar o sistema operacional (SO) e por instalar e configurar serviços e aplicações.

Para quem procura maior flexibilidade, controle e uso de aplicações próprias, o IaaS é a opção mais adequada. Para entender melhor o que é IaaS, é preciso citar outros dois serviços semelhantes: o PaaS (Platform as a Service, ou Plataforma como um Serviço) e o SaaS (Software as a Service, ou Software como um Serviço).

Diferenças entre IaaS, PaaS e SaaS

Basicamente, o que difere esses três modelos é a liberdade que a empresa tem com as aplicações e o quanto é gerenciado pelo próprio provedor dos serviços na nuvem. Dessa forma, temos:

  • IaaS: o cliente tem controle sobre o sistema operacional e pode desenvolver aplicações próprias, rodar sistemas e softwares que bem entender e criar plataformas. O provedor, fica responsável pela manutenção da infraestrutura física e de virtualização;
  • PaaS: ambiente preparado para o cliente desenvolver, rodar e gerenciar aplicações sem precisar se preocupar com o gerenciamento do sistema operacional;
  • SaaS: aqui, o cliente apenas usa o software via internet, ficando a cargo do provedor gerenciar a infraestrutura e a plataforma.

O que esperar de um IaaS?

Ao optar pela aquisição de um serviço de IaaS, a empresa pode esperar a obtenção de um grande controle sobre os recursos de sua infraestrutura.

Poder desenvolver suas próprias plataformas é uma maneira de se diferenciar e destacar no mercado, ter mais flexibilidade e liberdade na criação de soluções customizadas para as demandas específicas de sua organização. Com a computação na nuvem, você pode esperar grandes benefícios em produtividade e na comunicação interna e no relacionamento com o público externo.

Quais são os desafios das PMEs?

Pequenas e médias empresas têm diversas barreiras a serem superadas para ganharem visibilidade, estabilidade e, é claro, um número cada vez maior de clientes. É preciso muito planejamento, persistência e eficiência ao lidar com os problemas.

Dentre os diversos desafios para alavancar um negócio, os principais são: encontrar o diferencial da empresa, estabelecer metas claras e objetivas, encantar o cliente e fidelizá-lo e estar atento às inovações. E na era digital que estamos vivendo, marcada pelos dispositivos eletrônicos no centro da vida diária, a superação desses desafios está no investimento em tecnologia.

As soluções de computação na nuvem podem inaugurar um novo paradigma em uma organização, trazendo práticas mais modernas e permitindo entregar ao cliente produtos e serviços com maior agilidade e disponibilidade. Adotar um modelo de IaaS é a resposta certa para uma pequena ou média empresa expandir sua estrutura na velocidade necessária para atender às demandas dos clientes.

Como adotar um IaaS pode ajudar uma PME?

Adequar-se às tendências da tecnologia é uma atitude essencial para o crescimento de uma organização. Adquirir um serviço de IaaS conta com inúmeras vantagens, dentre elas:

  • Diminuição de indisponibilidades causadas por falhas de hardware, já que o sistema está todo virtualizado na nuvem;
  • Sem custos com manutenção de equipamentos físicos, crescem os potenciais investimentos em atividades que de fato possam alavancar os negócios;
  • Recursos disponíveis para a empresa como e quando for necessário, por conta da escalabilidade da computação na nuvem;
  • Possibilidade de rodar sistemas como ERP, CRM e outros que podem ser acessados de qualquer dispositivo (smartphones, tablets, computadores, notebooks etc), dando mais mobilidade ao uso diário de clientes e funcionários;
  • Possibilidade de instalar qualquer plataforma de software, o que gera mais visibilidade e eficiência nas operações;
  • Pela automatização do IaaS é permitida a implantação acelerada de servidores, armazenamento e serviços de rede.

Com uma solução de cloud computing no modelo IaaS você ganha a flexibilidade e a agilidade necessárias em seus ambientes para se alinhar às demandas de seu negócio.

Como tirar bom proveito de um IaaS?

Com o controle ao alcance da equipe de TI da própria empresa, um fato fica óbvio: maior customização e melhor preparo para lidar com o surgimento de novos desafios. As possibilidades geradas por um IaaS são inúmeras e possuem diversas vantagens que podem dar muita competitividade a uma PME frente a suas concorrentes.

Uma vez que você tem acesso a uma infraestrutura virtual, tire proveito da alta escalabilidade possibilitada por esse serviço, implementando mudanças e lançando novos projetos com muito mais facilidade e rapidez. Utilize o banco de dados, o sistema operacional e a plataforma que desejar, pagando apenas pelo tempo e quantidade com uso efetivo.

Com o objetivo de manter a infraestrutura funcionando corretamente e com segurança, sem perder em criatividade nas soluções de gargalos e no surgimento de novas ideias para o negócio, aderir a um serviço de computação em nuvem é indispensável.

Como um IaaS pode ajudar no crescimento de uma PME?

Em momentos de turbulência econômica pela qual passamos, investir em tecnologias que tornem os processos mais ágeis a curto e médio prazo, como um serviço de IaaS, é um posicionamento essencial para manter a empresa competitiva.

As principais necessidades das pequenas e médias empresas são: virtualização de servidores, segurança, velocidade de conexão, marketing e soluções de comunicação, como redes sociais e blogs. Com uma boa equipe de TI, um bom serviço de IaaS e o suporte adequado, todas essas demandas primordiais para o crescimento de um empreendimento serão atendidas, tornando o negócio muito mais próspero.

Focar em melhorias para a área de TI de sua empresa é investimento, e não custo. A receita para a longevidade de um negócio está em usar a tecnologia para se modernizar, inovar em suas ações de marketing e criar novas estratégias de negócio.

E você, preparado para aderir ao IaaS e usufruir de todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio? Fale conosco sobre o seu projeto!

Posts Similares