Conexão segura para serviços de e-mail

Update: o serviço email da CentralServer foi atualizado para Email Corporativo em Cloud. Portanto, algumas informações desse artigo podem não ter aplicação no novo serviço.

Agora você conta com um recurso para tornar mais seguro o envio e recebimento dos seus e-mails. Trata-se da Conexão Segura via SSL que fornece para o correio eletrônico o mesmo mecanismo de criptografia usado no acesso a sites seguros.

Ao usar a conexão segura, os dados de login e as mensagens transferidas passam a ser criptografados. Como esta codificação ocorre somente entre o seu computador e os nossos servidores, o processo é transparente para os demais usuários da internet, que não precisam fazer qualquer ajuste em suas configurações.

Veja uma tabela demonstrando as vantagens e desvantagens do uso da conexão segura:

Conexão Normal
SMTP, POP3 e IMAP
Conexão Segura
SMTPS, POP3S e IMAPS
Vantagens O envio e recebimento de e-mails é mais rápido. Usa configuração padrão do seu programa de e-mail (ex. Outlook). Criptografa os dados, evitando que as mensagens sejam capturadas em determinados tipos de ataque.
Desvantagens Os dados de login (usuário e senha) e as mensagens são transmitidos em aberto entre o seu computador e os nossos servidores. O envio e recebimento de e-mails é até 25% mais lento. Requer configuração específica do seu programa de e-mail (ex. Outlook).
Indicação Comunicação em redes confiáveis ou quando a segurança do conteúdo dos e-mails não é um fator crítico. Comunicação em redes não confiáveis ou quando a segurança do conteúdo dos e-mails é um fator crítico.

NOTA:
Para administradores de rede, o uso da conexão segura tem a vantagem de permitir que o acesso dos usuários à porta SMTP padrão (25) seja bloqueado no firewall, reduzindo a possibilidade de atuação de certos vírus que enviam e-mails.

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Peraí... Você segue uma rotina de backup confiável?

Saiba como manter seus dados seguros, acessíveis e íntegros.

Acesse aqui o seu Guia prático!