Já planejou como usar a computação em nuvem para aumentar as chances o sucesso do seu negócio?

Segundo projeções do Gartner, organizações que não se adequam aos novos modelos de negócios digitais estão ficando para trás. Quem não for arrojado e pensar em melhoria contínua da TI, será ultrapassado pelos concorrentes.

Selecionamos 3 dicas fundamentais para você ter ainda mais sucesso com o uso da nuvem.

Transformar o data center

Ter o data center na nuvem, além de reduzir custos para a empresa, também melhora a entrega de serviços, a flexibilidade, confiança e disponibilidade. Aproveite o ano que está chegando para elevar seu negócio. E lembre-se: para se manter competitivo, negócios devem pensar no aperfeiçoamento e melhoria contínua.

Hoje em dia, não são só os sites que rodam na internet. A computação em nuvem permite que a empresa hospede sistemas em servidores virtuais, deixando de depender de um data center interno. Sistemas corporativos, bancos de dados e até desktops podem rodar na nuvem com alta disponibilidade, facilidade de acesso e pagamento pelo uso conforme a demanda.

O gerenciamento facilitado possibilita que a equipe de TI fique desafogada para se dedicar às ações estratégicas do negócio, além de provisionamento e automação de processos, resultando em agilidade e produtividade da equipe.

Trabalhar colaborativamente

Trabalhar colaborativamente é um dos pilares da Indústria 4.0, por isso deve ser levado em consideração para acompanhar a realidade dos negócios. É essencial que as empresas se adaptem para não ficar para trás.

O trabalho colaborativo tem como base o compartilhamento facilitado de informações, ideias e atividades. Seus benefícios vão muito além de compartilhar documentos. Esse é só o começo. Ferramentas de trabalho colaborativo como o Microsoft 365 facilitam o gerenciamento de usuários e permissões, a produção e o compartilhamento de documentos e a comunicação da equipe.

Com tudo armazenado na mesma plataforma e acessível a todos da equipe, proporciona muitas vantagens, como por exemplo a melhora da comunicação entre os envolvidos, aumento da produtividade e liberdade criativa. O que, automaticamente automatiza processos, reduz custos e integra diferentes departamentos.

Se ainda não é realidade na sua empresa, chegou o momento: 2018 deve ser o ano de grandes mudanças em seu negócio, rumo ao crescimento.

Proteger os dados

As informações da sua empresa são estratégicas e devem estar seguras e disponíveis no caso de necessidade. Você já segue uma estratégia de backup? Há um plano de Continuidade de negócios? Se não, este é o momento para adicionar mais essa prioridade para começar o ano fazendo o correto para garantir o sucesso.

Sobreviver a um desastre é tão importante quanto continuar crescendo. Por isso, uma boa estratégia de backup é fundamental. Se antigamente as empresas precisavam recorrer a fitas e HDs externos, hoje o backup online é uma realidade acessível a todos. Serviços como o KVM Server permitem salvar dados de servidores na nuvem com agendamento, compressão, criptografia e retenção de versões dos documentos, além de notificar o sucesso de cada execução do backup.

Ter um bom plano de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres (BCDR) é fundamental, afinal, todo data center está sujeito a falhas sistêmicas, além de falhas humanas. Estabeleça um modelo de redundância de recursos e execução de testes regulares. Liste quais são os recursos vitais para seu negócio, qual o tempo tolerável de parada e os procedimentos que serão disparados desde a ocorrência até a total recuperação.

Se a operação da sua empresa depende da Tecnologia da Informação, não espere mais para adotar um BCDR. Com ele é possível transformar as falhas sistêmicas em um aliado no desenvolvimento de melhores práticas de gestão para continuidade do negócio.

Fale com um Especialista em Cloud da CentralServer.

Posts Similares