Computação em Nuvem: 3 dicas para você virar o ano na frente

Computação em Nuvem: 3 dicas para você virar o ano na frente

2018 está aí, e sua TI como fica? Você já planejou as melhorias que serão realizadas para garantir o sucesso do seu negócio?

O mercado global de tecnologia deverá crescer muito no ano que se inicia. Segundo projeções do Gartner, organizações que não se adequam aos novos modelos de negócios digitais estão ficando para trás. Se fornecedores não forem mais rápidos e pensarem em melhoria contínua, serão ultrapassados pelos seus clientes.

Selecionamos 3 dicas fundamentais para você virar o ano na frente e ter ainda mais sucesso em 2018.

Transformar o data center

Ter o data center na nuvem, além de reduzir custos para a empresa, também melhora a entrega de serviços, a flexibilidade, confiança e disponibilidade. Aproveite o ano que está chegando para elevar seu negócio. E lembre-se: para se manter competitivo, negócios devem pensar no aperfeiçoamento e melhoria contínua.

Hoje em dia, não são só os sites que rodam na internet. A computação em nuvem permite que a empresa hospede sistemas em servidores virtuais, deixando de depender de um data center interno. Sistemas corporativos, bancos de dados e até desktops podem rodar na nuvem com alta disponibilidade, facilidade de acesso e pagamento pelo uso conforme a demanda.

O gerenciamento facilitado possibilita que a equipe de TI fique desafogada para se dedicar às ações estratégicas do negócio, além de provisionamento e automação de processos, resultando em agilidade e produtividade da equipe.

Trabalhar colaborativamente

Trabalhar colaborativamente é um dos pilares da Indústria 4.0, por isso deve ser levado em consideração para acompanhar a realidade dos negócios. É essencial que as empresas se adaptem para não ficar para trás.

O trabalho colaborativo tem como base o compartilhamento facilitado de informações, ideias e atividades. Seus benefícios vão muito além de compartilhar documentos. Esse é só o começo. Ferramentas de trabalho colaborativo como o Office 365 facilitam o gerenciamento de usuários e permissões, a produção e o compartilhamento de documentos e a comunicação da equipe.

Com tudo armazenado na mesma plataforma e acessível a todos da equipe, proporciona muitas vantagens, como por exemplo a melhora da comunicação entre os envolvidos, aumento da produtividade e liberdade criativa. O que, automaticamente automatiza processos, reduz custos e integra diferentes departamentos.

Se ainda não é realidade na sua empresa, chegou o momento: 2018 deve ser o ano de grandes mudanças em seu negócio, rumo ao crescimento.

Proteger os dados

As informações da sua empresa são estratégicas e devem estar seguras e disponíveis no caso de necessidade. Você já segue uma estratégia de backup? Há um plano de Continuidade de negócios? Se não, este é o momento para adicionar mais essa prioridade para começar o ano fazendo o correto para garantir o sucesso.

Sobreviver a um desastre é tão importante quanto continuar crescendo. Por isso, uma boa estratégia de backup é fundamental. Se antigamente as empresas precisavam recorrer a fitas e HDs externos, hoje o backup online é uma realidade acessível a todos. Serviços como CloudBacko integrados ao Azure Blob permitem salvar dados na nuvem com agendamento, compressão, criptografia e retenção de versões dos documentos, além de notificar o sucesso de cada execução do backup.

Ter um bom plano de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres (BCDR) é fundamental, afinal, todo data center está sujeito a falhas sistêmicas, além de falhas humanas. Estabeleça um modelo de redundância de recursos e execução de testes regulares. Liste quais são os recursos vitais para seu negócio, qual o tempo tolerável de parada e os procedimentos que serão disparados desde a ocorrência até a total recuperação.

Comece o ano com um bom plano. Se a operação da sua empresa depende da Tecnologia da Informação, não espere mais para adotar um BCDR. Com ele é possível transformar as falhas sistêmicas em um aliado no desenvolvimento de melhores práticas de gestão para continuidade do negócio.

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

(Visualizado 132 vezes, 1 vezes visualizado hoje)