Como tornar fornecedores verdadeiros parceiros de negócios?

Diretores e empresários sabem que para um negócio se destacar no mercado, não basta que a empresa tenha produtos ou serviços de qualidade e preste um atendimento de excelência, é fundamental ter fornecedores parceiros. O termo fornecedores parceiros não se refere apenas às empresas de fornecimento de produtos ou materiais, mas também àquelas que prestam serviços ou terceirizam atividades.

Os líderes corporativos precisam sempre se lembrar de que os fornecedores são fundamentais para o sucesso do negócio. Caso eles falhem, o grande prejudicado será o seu empreendimento, que poderá ter prejuízos e — em casos extremos — perder clientes.

Caso você queira tornar os seus fornecedores parceiros do seu negócio, este post é para você! Veja aqui como transformá-los em grandes aliados e assim manter ótimos resultados para a sua organização!

Escolha os mais capacitados

Para ter fornecedores parceiros do seu negócio, é preciso escolher as empresas corretamente. Podemos dizer que a escolha dos fornecedores é uma das atividades mais importantes de qualquer empreendimento, sendo crucial para o seu sucesso no mercado.

Por isso, quando os gestores forem fazer essa seleção, é preciso levar em consideração uma série de fatores para evitar que a escolha não seja equivocada e acabe prejudicando a empresa. Dentre os fatores mais importantes para a apuração, podemos destacar:

  • realizar uma pesquisa de mercado: é fundamental que os gestores conheçam antes as principais empresas do segmento;
  • conhecer o que fornecedor tem a oferecer: devem ser observados detalhes e informações da empresa antes de escolhê-la como parceira;
  • definir as condições de pagamento: antes de fechar qualquer contrato, é essencial negociar e apurar as melhores formas de pagamento;
  • entrar em contato com outros clientes: procure conhecer o que outros clientes têm a dizer e se existem reclamações e processos jurídicos;
  • conhecer a qualidade dos serviços: não se pode deixar de verificar a qualidade dos serviços prestados e se a empresa entrega o esperado.

Alinhe processos

Depois de verificar todos os itens citados para a escolha da empresa, chegou o momento de alinhar ambas as partes — contratante e fornecedor. Para isso, é importante que seja apresentado detalhadamente para as empresas parceiras como são feitos os processos internos e todos os fluxogramas de tarefas.

Ao alinhar os processos, deve-se deixar claro o quanto eles são essenciais para o funcionamento da empresa. Os líderes podem também mostrar aos fornecedores as possíveis consequências caso não realizem as atividades devidamente ou deixem de entregar os serviços solicitados, informando todos os impactos que podem trazer para a instituição.

Deve-se abordar também a introdução de novas tecnologias e melhorias contínuas nos mais diversos processos da empresa.

Valorize a importância dos processos

Não deixe de verificar se as empresas podem terceirizar serviços e processos que antes eram realizados pelo próprio negócio. Assim as empresas se tornam grande parceiras, uma trabalhando em prol da outra.

Dessa forma, as chances de se alcançar melhores resultados e entregar ao cliente melhores serviços e produtos são muito maiores. A terceirização tem sido uma tendência nos mais diversos serviços e áreas, podendo ajudar o negócio a se desenvolver e economizar custos.

Verifique a possibilidade de terceirização

Não deixe de verificar se as empresas podem terceirizar serviços e processos que antes eram realizados pelo negócio. Assim, as empresas se tornam grandes parceiras, uma trabalhando em prol da outra.

Dessa forma, as chances de se alcançar melhores resultados e entregar ao cliente melhores serviços e produtos são muito maiores. A terceirização tem sido uma tendência nos mais diversos serviços e áreas, podendo ajudar o negócio a se desenvolver e economizar custos.

Ajude o desenvolvimento dos fornecedores

Os dirigentes devem sempre ter em mente que, para o crescimento do negócio, é extremamente necessário que os fornecedores se aperfeiçoem e acompanhem esse desenvolvimento. Dessa forma, é muito importante posicionar-se de maneira a ajudar os fornecedores a melhorarem e desempenharem com êxito as suas funções e processos.

Uma dica aos líderes das organizações é que sempre façam comentários sobre os serviços prestados e as novas soluções implantadas pelos parceiros, propondo melhorias. Isso, além de melhorar o fornecimento, ajuda o aperfeiçoamento do que é apresentado ao cliente, ajudando a mantê-lo sempre satisfeito.

Mantenha um bom relacionamento

Os fornecedores parceiros são essenciais ao negócio, por isso o bom relacionamento entre ambas as partes é algo primordial para que se tenha sucesso. Diante disso, todas as pessoas em cargos de liderança — que geralmente têm contato com quem fornece — devem se posicionar de forma educada e receptiva.

É fundamental alimentar um ótimo relacionamento com os fornecedores: isso proporciona maior crescimento para a empresa e constantes melhorias nos processos e nas tarefas prestadas pelos negócios contratados.

Compartilhe as necessidades e expectativas

Por último, para garantir que os fornecedores sejam grandes parceiros do negócio, é fundamental que os gestores busquem compartilhar com as instituições contratadas o que pensam e esperam dos serviços prestados. Por isso, é indicado que sempre sejam apresentadas quais sãos as necessidades a serem supridas e o que é esperado nas atividades prestadas pelos parceiros.

Tratar os fornecedores dessa forma auxilia bastante na manutenção de um bom relacionamento, além de garantir que eles saibam o que a empresa contratante espera e o que eles podem fazer para aperfeiçoar os serviços prestados.

É importante também que a empresa contratante apresente as expectativas de forma a contribuir para a melhoria do fornecimento de serviço, o que resulta em um aperfeiçoamento dos processos do negócio, entregando ao cliente itens de maior qualidade.

Os gestores devem ter em mente que possuir fornecedores parceiros, que abracem o negócio, pode ser um diferencial enorme no mercado, contribuindo para manter a empresa sempre na frente da concorrência.

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