Desenvolver uma equipe de alta performance em TI é um importante passo para o sucesso do negócio, afinal, colaboradores capazes e motivados tendem a produzir mais e melhor, otimizando os resultados e contribuindo para o crescimento do seu negócio.

Para alinhar e engajar sua equipe de TI na busca pelos resultados desejados, é importante estabelecer metas, realizar treinamentos, implementar canais de comunicação e programas de incentivo.

Pensando nisso, elaboramos um post com base na nossa experiência sobre o assunto. Veja como fazemos para estruturar o time de TI e obter os melhores resultados de cada profissional.

1. Mantenha os colaboradores sempre treinados

A área de tecnologia da informação é uma das mais dinâmicas do mercado. A todo o momento novas tecnologias surgem e as empresas precisam estar atentas a essas mudanças para que se mantenham competitivas.

Logo, manter seus colaboradores capacitados é um importante passo para desenvolver uma equipe de alta performance em TI. Para isso, faça uma avaliação de quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser aprimoradas nos colaboradores.

O treinamento pode ser presencial ou a distância, conforme o perfil da equipe e a disponibilidade financeira da empresa. É importante que, ao encerrar cada treinamento, sejam aplicadas avaliações para identificar se a equipe conseguiu absorver adequadamente o assunto.

2. Desenvolva metas desafiadoras e inteligentes

Metas funcionam como uma bússola, alinhando todos os colaboradores com os objetivos desejados pela empresa. Assim, saber como desenvolver metas inteligentes é outro importante passo para construir um time de sucesso.

Na área de TI, as metas podem estar relacionadas ao desenvolvimento de softwares; eliminação de defeitos e problemas de usabilidade (bugs); segurança da informação; prazos para entrega; sistemas computacionais da empresa; etc.

Uma meta inteligente segue o padrão SMART e deve contar com cinco principais características, elas devem ser: eSpecíficas; Mensuráveis; Alcançáveis; Relevantes e com Tempo bem definido. Idealmente a mensuração de resultados deve ser mensal, pois prazos muito longos desestimulam os profissionais.

3. Implemente programas de incentivos

Somente definir metas e cobrar resultados talvez não seja o suficiente para elevar a performance dos seus colaboradores. Também podem ser oferecidos benefícios e premiações que estimulem todo o time de trabalho na busca pelos objetivos estipulados.

Não há uma fórmula mágica para definir incentivos de sucesso, mas é importante que a empresa se atente ao perfil dos profissionais de TI. Lembre-se de que premiações financeiras nem sempre são o melhor incentivo. Hoje existem formas criativas de motivar os colaboradores na busca por resultados.

Veja alguns exemplos que podem ser aplicados: novos cursos na área de TI; vaga exclusiva na garagem da empresa; participação nos lucros; cartão de premiação; viagens de incentivo; etc.

4. Aprimore a comunicação interna

Segundo Peter Drucker, mestre da administração, mais de 60% dos problemas e conflitos que existem em uma empresa acontecem por falta de comunicação. Na área de TI isso não é diferente, então é indispensável analisar e desenvolver canais de comunicação interna eficazes.

Existem diversas ferramentas que podem otimizar a comunicação interna, veja as principais: email corporativo, intranet, mural de recados, TV corporativa, softwares para comunicação e o uso das redes sociais.

Além de tudo, é necessário que os líderes e gestores da empresa estejam cientes da importância da comunicação pois, com sua ajuda, é possível obter melhores resultados no uso dos canais internos.

5. Disponibilize as tecnologias apropriadas para o trabalho

Por mais bem treinados e motivados que sejam os profissionais, sem as tecnologias apropriadas para exercer suas atividades diárias, o desempenho pode não ser o ideal. Assim, investir nas ferramentas corretas para o trabalho é uma necessidade básica.

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para o desdobramento de metas, acompanhamento de tarefas, execução de projetos e maximização dos resultados da equipe. Dessa forma, todos os profissionais podem ter um desempenho otimizado.

Nesse sentido, serviços que funcionam com a computação em nuvem, como os fornecidos pela CentralServer, podem ser ótimos aliados, pois proporcionam à equipe de TI benefícios como:

  • maior comodidade no acesso e compartilhamento de arquivos com uso de ferramentas de armazenamento SaaS (Dropbox, Google Drive, Onedrive, Office 365 e G Suite);
  • economia de tempo com ferramentas online de gestão de projetos como Slack, Trello, etc;
  • mais controle e agilidade no provisionamento de máquinas virtuais, com serviços de hospedagem de sites em cloud e data center virtual como Amazon AWS, Microsoft Azure e Data Center Virtual VMware;
  • maior segurança no armazenamento e recuperação de dados utilizando soluções de backup em nuvem com o Veeam Backup & Replication.

6. Forneça feedbacks constantes aos colaboradores

O feedback é uma importante ferramenta para elevar a produtividade da equipe. Quando bem utilizado demonstra os pontos fortes e fracos de cada funcionário e motiva a equipe na busca por melhoria contínua.

Um bom feedback possui três principais momentos. Acompanhe:

  • Inicie elogiando um trabalho que foi bem feito pelo colaborador, para demonstrar que percebe os acertos dele;
  • Faça uma crítica construtiva. Diga o que ele tem feito de errado e precisa ser melhorado para se adequar aos resultados esperados pela empresa;
  • Conclua dizendo que confia em seu potencial e acredita que o colaborador terá bons resultados em seu desempenho.

7. Ofereça a possibilidade de crescimento profissional

Apesar de ser a última dica, certamente não é a menos importante. Hoje, além de oferecer um salário competitivo e um bom pacote de benefícios, também é importante instigar o alto desempenho das equipes com a possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Por isso muitos empreendimentos escalam seus profissionais em diferentes níveis (júnior, pleno ou sênior), estando essa denominação geralmente relacionada ao tempo dentro da empresa ou ao seu desempenho em determinada área de atuação.

Com essa estratégia, além de estruturar melhor o organograma da empresa, é possível reter profissionais talentosos e motivar o melhor desempenho de cada trabalhador, incluindo todos os integrantes da equipe de TI.

Agora que já sabe como desenvolvemos a equipe de TI, aproveite para saber como a CentralServer pode ser sua aliada na implantação e operação da computação em nuvem. Fale com um Especialista em Cloud.

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