Como demonstrar a importância da TI estratégica aos líderes de sua empresa?

Como demonstrar a importância da TI estratégica aos líderes de sua empresa?

Pode parecer inacreditável, mas, em um mundo extremamente tecnológico como o que vivemos, ainda existem empresas que não envolvem seus profissionais de TI antes de buscar soluções para os problemas do dia a dia. Isso resulta, invariavelmente, em gastos desnecessários, perda de tempo e de competitividade.

É por isso que um dos desafios mais comuns do setor de TI é mostrar sua importância aos tomadores de decisões. Seus profissionais devem mostrar que são capazes de contribuir decisivamente para que a empresa seja cada vez mais competitiva, inovadora e segura. Precisam salientar a importância da TI estratégica em suas companhias.

Neste artigo, você vai descobrir como convencer a diretoria e os colaboradores da sua empresa sobre a importância de uma TI com maior foco estratégico, além de ver como a atuação do departamento pode auxiliar no crescimento dos negócios. Também vai conhecer os indicadores de performance que comprovam a necessidade de um setor de TI bem estruturado e as áreas em que ele pode atuar e colaborar com a empresa.

Interessante, né? Continue com a gente e siga a leitura!

O que caracteriza uma TI estratégica?

Os profissionais de TI da sua empresa só são chamados na hora de resolver os problemas técnicos, ou participam do planejamento necessário para assegurar que esses incidentes não ocorram?

No primeiro caso, apesar de a infraestrutura ser monitorada dia após dia, a equipe de TI acaba percebendo as necessidades de expansão e outros problemas muito tarde, quando demandam soluções urgentes. Já no segundo caso, os profissionais fazem gerenciamento proativo, evitando os eventuais gargalos e fragilidades. Isso é ter uma TI estratégica.

Como o setor de TI colabora com a empresa?

É importante destacar o envolvimento  que a TI possui com os todos os departamentos da empresa. Vendas, administração, logística, RH; todos precisam dos serviços prestados por essa equipe.

Da mesma forma que cada um deles necessita compreender a importância da TI estratégica, também cabe aos próprios profissionais de tecnologia conhecer a dinâmica dos outros setores. Somente assim todos serão capazes de compreender os anseios das diferentes equipes e conseguirão propor soluções adequadas para cada uma.

A TI também pode facilitar o fluxo de informações entre todos os grupos, propondo soluções de comunicação e colaboração que facilitem os processos corporativos.

Quais as vantagens de operar com uma TI estratégica?

Uma das melhores maneiras de demonstrar a importância da TI estratégica aos gestores e colegas é apresentando os benefícios que um setor de TI bem estruturado traz para toda a empresa.

É preciso deixar claro que a infraestrutura de informação não vai funcionar da forma correta se o departamento permanecer nas sombras.

A seguir, listamos as três grandes vantagens de se operar com um setor de TI estratégico. Confira!

Otimização de investimentos

As soluções tecnológicas trazidas pela equipe de TI potencializam os processos rotineiros, reduzindo — e, em vários casos, eliminando — a premência de um controle manual. As ferramentas também auxiliam no gerenciamento do alto volume de informações enviadas e recebidas, criando automaticamente um backup e armazenando todos os dados.

Tudo isso diminui os gastos operacionais e é essencial para otimizar os processos de trabalho, mantendo os sistemas disponíveis para todos os profissionais e fazendo a equipe de TI perder menos tempo com paradas e falhas.

Promoção de um ambiente de alto desempenho e disponibilidade

Ao investir numa TI mais estratégica, a empresa aumenta consideravelmente a disponibilidade do sistema e das informações, fazendo com que o ambiente de trabalho fique muito mais organizado. Além de facilitar o trabalho dos gestores, ainda agiliza o acesso às informações necessárias para a execução dos trabalhos.

A mobilidade das ferramentas também permite que os profissionais acessem o sistema da companhia de qualquer lugar e a qualquer momento, proporcionando que suas funções sejam realizadas de maneira mais rápida e eficaz.

Crescimento dos negócios da empresa

Ao investir em novas soluções corporativas que integrem todos os departamentos, a empresa transforma sua área de TI num grande diferencial competitivo, capaz de aumentar os lucros e o reconhecimento dos negócios.

Mas para que isso de fato aconteça, gestores e diretores precisam mostrar a todos os funcionários como a TI contribui para o sucesso da corporação. Só a conscientização geral fará com que as tecnologias sejam utilizadas de maneira estratégica, o que vai engajar os profissionais e se traduzir em resultados positivos para a companhia.

Como mensurar as atribuições do setor de TI?

A melhor maneira de demonstrar a importância da TI estratégica é com números. Existem alguns indicadores de performance que são essenciais nessa tarefa, e nós listamos a seguir os principais deles. Veja só:

Quantidade de chamados abertos

O objetivo deste índice é ver se o total de chamados está dentro das capacidades do setor de TI. Dependendo do resultado, será possível diminuir ou ampliar a área para que a demanda seja efetivamente atendida.

Nível de satisfação dos usuários

Esse indicador permite identificar mudanças que possam ser revertidas. Costuma-se usar os períodos de 30, 60 e 90 dias como base para as avaliações.

Disponibilidade dos sistemas

Aqui a meta é verificar se o sistema permanece estável — algo fundamental para que a empresa funcione adequadamente.

Custos do setor de TI

O objetivo é analisar as oportunidades aproveitadas e perdidas, compreendendo o que precisa de aprimoramentos.

Acordo de nível de serviço

O SLA (Service Level Agreement) permite alinhar a área de TI com os demais departamentos, a fim de estabelecer em detalhes os serviços que serão fornecidos e os tempos de resposta aceitáveis. A meta é que todos trabalhem com o mesmo objetivo: aperfeiçoar os trabalhos e fazer a empresa crescer.

Quantidade de retrabalhos

Os retrabalhos afetam a produtividade do setor de TI e demandam custos que precisam ser evitados. Acompanhar o índice de retrabalhos comparando-o com outros períodos estimulará a equipe a fazer certo logo de primeira.

Entendeu agora a importância da TI estratégica para os negócios de uma empresa? Agora, cabe a você colocar em prática as orientações que demos aqui. Como pretende iniciar esse processo? Tem alguma outra dica ou consideração que não elencamos aqui? Participe deixando o seu comentário aí embaixo

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

(Visualizado 89 vezes, 1 vezes visualizado hoje)