Automação da nuvem

Dentre todas as tecnologias que surgiram nos últimos anos, a computação em nuvem é uma das que mais tem conquistado adeptos. A área de TI foi uma de suas maiores entusiastas, já que a eliminação da infraestrutura local — algo impensável anos atrás — permitiu reduzir custos e aproveitar a concorrência de preços entre vários provedores de cloud.

Mas você sabia que é possível potencializar ainda mais essa economia? Com a automação da nuvem, sua empresa consegue automatizar várias tarefas relacionadas ao gerenciamento da cloud. Assim, você paga apenas pelos recursos que utilizar — e pode destinar toda a economia no orçamento a outras áreas da companhia, como marketing, suporte e vendas.

Ao longo deste artigo, você vai entender o que é a automação da nuvem, como ela pode trazer vários benefícios e de que maneira você pode implementar essa tecnologia na sua empresa. Se interessou? Então, continue com a gente e siga a leitura!

O que é a automação da nuvem?

Chamamos de automação da nuvem todo o trabalho de automatização das tarefas ligadas ao gerenciamento da cloud. Essa medida é muito importante, especialmente se a sua empresa for adepta da estratégia multicloud, que utiliza nuvens de diferentes provedores.

Algumas das tarefas relativas a esse gerenciamento podem ser um tanto quanto repetitivas — e, quanto mais provedores você tiver, mais nuvens precisarão ser gerenciadas. Porém, com a automação da nuvem, todo esse processo é realizado automaticamente, fazendo com que a carga de trabalho da sua equipe diminua e a empresa colha resultados mais eficientes.

Como a automação da nuvem funciona?

Ao automatizar a realização das tarefas, a automação da nuvem elimina a incidência de erros no gerenciamento da cloud computing. Assim, ela torna os trabalhos muito mais assertivos e contribui de maneira decisiva para a melhoria dos resultados do seu negócio.

Imagine, por exemplo, ter que escalar a sua infraestrutura para cima ou para baixo, conforme as demandas, diversas vezes ao dia. Ou, então, ter que desativar instâncias desnecessárias, inclusive à noite e nos finais de semana. E quando bate a dúvida: será que as políticas de segurança da empresa foram aplicadas em todas as contas de nuvem?

Essas e muitas outras questões são comuns quando o gerenciamento da cloud é feito manualmente. Porém, com a automação da nuvem, todas essas preocupações desaparecem: a partir do momento em que as tarefas geradas pelas diversas nuvens são automatizadas, sua empresa passa a colher diversos benefícios, dos quais vamos falar mais detalhadamente no próximo tópico.

Quais as vantagens da automação da nuvem?

Preparamos uma lista com alguns dos maiores benefícios em contar com o apoio de uma empresa especialista em automação da nuvem. Confira a seguir!

1. Maior produtividade para a sua equipe de TI

Com a automação, os profissionais de TI ganham mais tempo para se dedicar às tarefas e projetos de maior valor para a empresa, ajudando no desenvolvimento de produtos e serviços cada vez melhores. Assim, em vez de investir tempo e energia em tarefas de cunho operacional, seus profissionais passam a se concentrar em inovação e estratégia, resultando em um time de alto desempenho.

2. Redução de custos ainda maior

Se a nuvem, por si só, já reduz consideravelmente os gastos com infraestrutura, sua automatização potencializa ainda mais essa economia: além de poder tirar proveito da concorrência entre os provedores cloud (cujos preços ficam cada vez mais baixos), você ainda tem a opção de desligar automaticamente todas as instâncias ociosas, escalando os recursos conforme as demandas da sua companhia.

A grande vantagem disso é que você não gasta mais verbas em algo que não é utilizado, possibilitando a liberação de recursos para outras áreas da empresa, como marketing e vendas. E, como se já não bastasse a economia de dinheiro, essa otimização também é ecologicamente sustentável, pois evita o consumo desnecessário de energia elétrica pelos data centers dos provedores.

3. Mais segurança

Sem a automação, sua empresa precisa ficar constantemente atenta às políticas de segurança da nuvem. A automação, porém, acaba com esse desafio, já que fiscaliza automaticamente todas essas políticas e verifica se elas estão sendo cumpridas.

Com isso, sua equipe fica bem mais tranquila e todos podem ter a certeza de que o ambiente da empresa estará seguro contra quaisquer ameaças.

4. Mais flexibilidade

Uma infraestrutura mal escalada pode trazer grandes prejuízos — e, sem a automação, seus profissionais terão que estar constantemente atentos aos picos de demanda, reagindo manualmente ao escalonamento da infraestrutura.

Esse é mais um item resolvido pela automação, que permite atender a todas as demandas da empresa e explorar a flexibilidade da nuvem da melhor maneira possível.

5. Maior vantagem competitiva

Uma das formas mais eficazes de ficar à frente da concorrência é agindo de maneira estratégica. Quando você adota um sistema automatizado de cloud computing, sua empresa não só acelera o processo de transformação digital em todas as suas instâncias, como também livra a sua equipe de todo o gerenciamento de processos repetitivos. Com isso, você consegue resultados cada vez melhores — e sua vantagem competitiva naturalmente se fortalece.

Como posso implementar a automação da nuvem na minha empresa?

Antes de automatizar os serviços de cloud computing, você precisa fazer um estudo detalhado do ambiente de TI da empresa, entendendo quais são as suas necessidades.

Orientar a sua equipe de TI, por exemplo, é fundamental: muitos profissionais ainda estão acostumados a desempenhar tarefas operacionais, e cabe a você e aos gerentes mudar essa mentalidade para que o setor se concentre mais nas atividades estratégicas.

Por fim, é bom lembrar que a automação da nuvem é uma das grandes tendências da cloud computing: as empresas que começarem a utilizar essa estratégia agora certamente estarão bem à frente dos concorrentes.

Saiba como a automação da nuvem otimiza a sua empresa.

Fale com um Consultor

Posts Similares