Serviço se consolida como a melhor solução para empresas e projetos de todos os portes.

A nuvem veio para ficar. Frente às outras opções de infraestrutura para sistemas e armazenamento de dados, o Cloud Computing é a que mais cresce e segue atraindo clientes de todos os tamanhos. Um dos maiores fornecedores de cloud servers no Brasil, a CentralServer, atende a milhares de empresas que mantêm sites e aplicações de missão críticas na sua nuvem. Para dar vazão à crescente demanda de mercado, a empresa investe constantemente em infraestruturas de data center no Brasil e em tecnologias de virtualização líderes de mercado, como VMware e KVM. “Nossas ofertas de computação em nuvem são criadas a partir de plataformas de alta disponibilliade, desempenho e escalabilidade. O resultado é um serviço resiliente e confiável. Outro ponto positivo do serviço é a capacidade de alocar e desalocar recursos computacionais conforme necessário, também conhecida como elasticidade”, explica o CEO da CentralServer, Juliano Simões.

Esses atributos tornam a nuvem da CentralServer muito atraente para quem deseja migrar aplicações de um data center interno e também como alternativa às nuvens públicas (hyperscalers). Devido a isto, o serviço tem gerado grande procura por empresas que buscam cloud computing com qualidade e custos acessíveis.

Segurança na nuvem

Uma das principais vantagens relacionadas aos cloud servers é a segurança no armazenamento de dados. Segundo Simões, na infraestrutura em nuvem existem mecanismos bastante avançados de isolamento, monitoramento e backup para elevar o nível de segurança. “Mas é importante destacar que a proteção das informações também requer o uso de boas práticas por parte de programadores e usuários dos sistemas. Afinal de contas, segurança em TI funciona como uma corrente em que todos os elos precisam ser reforçados”, complementa.

A escolha do fornecedor certo

Para que um projeto de uso da nuvem seja bem sucedido, o cliente deve analisar certas questões sobre o provedor de cloud e o tipo de serviço oferecido. Um item importante a ser considerado é a localização da infraestrura, já que por trás de toda oferta de cloud existe um ou mais data centers físicos suportando os serviços. Usar uma infraestrutura no Brasil resulta em maior velocidade, menor latência e melhor experiência para o usuário final. Outros aspectos importantes são a reputação do fornecedor e o Acordo de Nível de Serviço (SLA) oferecido. Também devem ser verificadas as opções de contratação e as facilidades gerenciamento disponíveis.

Além disso, o cliente deve avaliar os requisitos técnicos do seu site ou aplicação para validar se é compatível com o ambiente de nuvem escolhido. Isto porque nem toda cloud é igual. “As nuvens públicas são indicadas para aplicações SaaS (Software-as-a-Service), que fazem uso de uso de tecnologias como containers e microsserviços. Já sistemas tradicionais – como sites, portais, bancos de dados e sistemas monolíticos – rodam melhor em cloud servers ou em servidores dedicados”, explica Simões.

Cloud Computing na CentralServer

Para os próximos 12 meses, o objetivo do CentralServer é dobrar a quantidade de empresas hospedadas na sua nuvem. A empresa lançou recentemente uma nova oferta de cloud server baseado na tecnologia KVM, com vários cenários de alocação de recursos (memória, processamento e espaço em disco) para cloud servers Linux e Windows. Para projetos de maior porte, a empresa fornece ao cliente a opção de montar uma nuvem privada, com servidores hospedeiros e de armazenamento de dados exclusivos.

Sobre o CentralServer

Fundada no ano 2000, a CentralServer (www.centralserver.com) fornece serviços gerenciados de computação em nuvem para clientes no Brasil e no exterior. Suas soluções de infraestrutura multi-cloud são desenvolvidas a partir de alianças com fornecedores e tecnologias líderes de mercado. A CentralServer trabalha com projetos personalizados, desde a implantação até a fase de sustentação, permitindo que o cliente foque nos seus objetivos enquanto usa a nuvem para crescer e evoluir o negócio na era da transformação digital.

Posts Similares