Cloud Computing é a tecnologia da vez

Serviço se consolida como solução para empresas e projetos de todos os portes

A nuvem veio para ficar. Frente às outras opções de hospedagem de dados e aplicativos, o Cloud Computing tem crescido de forma mais consistente e conquistado clientes de todos os tamanhos. Um dos principais fornecedores de cloud hosting no Brasil, o CentralServer conta com centenas de empresas que mantêm sites e aplicativos de missão críticas na sua nuvem. Para atender a demanda de mercado, a empresa investiu recentemente em sua infraestrutura para comportar um crescimento até duas vezes superior ao registrado hoje em dia. Além disso, migrou para o ambiente VMWare, líder absoluto em virtualização de sistemas nas maiores empresas do mundo. “O ambiente de nuvem é criado a partir da união de dois componentes principais: uma plataforma de virtualização e uma estrutura de hardware redundante. O resultado é um serviço resiliente e altamente confiável. Outro ponto positivo do serviço é a capacidade de alocar e desalocar recursos computacionais conforme necessário, também conhecida como elasticidade”, explica o diretor de tecnologia do CentralServer, Juliano Simões.

Esses atributos tornam a hospedagem na nuvem atraente e geram o aumento na procura, especialmente, por pequenas médias empresas que buscar serviços de TI com maior qualidade e menores custos.

Segurança na nuvem

Uma das principais preocupações relacionadas ao cloud é a segurança no armazenamento de dados. Segundo Simões, na nuvem de infraestrutura existem mecanismos bastante avançados de isolamento, monitoramento, controle e backup para fornecer elevado nível de segurança. “De qualquer forma, o cuidado das informações armazenadas em nível de aplicação requer as mesmas boas práticas usadas por administradores e programadores nos ambientes tradicionais”, complementa.

Para se assegurar da qualidade do serviço, o consumidor precisa se cercar de informações a respeito da empresa fornecedora. As dicas são de obter dados sobre a estrutura da empresa de hospedagem, sua reputação e o acordo de nível de serviço. Também devem ser verificadas as opções de contratação e facilidade gerenciamento disponíveis. Além disso, o próprio cliente deve conhecer os detalhes técnicos e a natureza do seu aplicativo para averiguar se é compatível com o ambiente de nuvem. Isto porque o cloud não é indicado para todas as aplicações. “Há aquelas que fazem uso intensivo de recursos, como bancos de dados de grande porte e servidores de jogos. Para esses casos, pode-se adotar um modelo híbrido – com servidores web na nuvem e banco de dados em servidor dedicado, ou múltiplos servidores dedicados, para suportar a demanda”, explica Simões.

Cloud Computing no CentralServer

Para 2011 o objetivo do CentralServer é dobrar a quantidade de empresas hospedadas na sua nuvem. A empresa lançou recentemente novos planos com vários cenários de alocação de recursos – memória, processamento e espaço em disco – usando os sistemas operacionais Linux e Windows Server. Para projetos de maior porte, a empresa fornece ao cliente a opção de montar uma nuvem privada, com servidores hospedeiros e de armazenamento de dados exclusivos.

Sobre o CentralServer

O CentralServer (www.centralserver.com.br) fornece serviços de data Center e hospedagem de sites por meio de uma estrutura capaz de suportar milhares de servidores, domínios e contas de e-mail. A empresa detém domínio completo do hardware e software usados para a prestação dos serviços, incluindo sistemas próprios de Painel de Controle e Gestão de Hospedagem.

 

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Peraí... Você segue uma rotina de backup confiável?

Saiba como manter seus dados seguros, acessíveis e íntegros.

Acesse aqui o seu Guia prático!