Quem não quer ver sua empresa crescer e prosperar no mercado? Não há ninguém que monte um empreendimento sem pensar no futuro de seu negócio. Prever o padrão de crescimento de sua atividade pode ser algo vital na busca pelo sucesso. Isso porque, com tal atitude, é possível otimizar as suas operações.

Então, você já sabe que acompanhar e projetar adequadamente o crescimento empresarial de seu negócio é relevante mas tem dúvidas sobre a melhor maneira de fazer isso? Se este é o seu caso, continue lendo o texto e descubra as melhores práticas para um crescimento empresarial previsível!

1. Faça um bom planejamento estratégico

Esse é o passo básico para quem quer atingir um crescimento empresarial mais previsível. O planejamento estratégico começa a partir da criação da identidade organizacional de uma empresa e a acompanha durante todos os estágios, até a venda de seu serviço.

Esse planejamento permite que a empresa tenha de forma clara quais são suas diretrizes, podendo conhecer suas características e ter uma visão ampla de seu papel no mercado. Como consequência, é possível traçar estratégias certeiras, que abranjam seu público-alvo e tenham em mira um aumento de lucros — além de poder antecipar qual será o desempenho futuro do empreendimento.

Após a idealização da identidade organizacional da marca, é recomendado o processo de criação chamado Balanced Scorecard (BSC), também conhecido como gestão BSC, que foca em criar objetivos realistas e consistentes para o negócio, bem como definir indicadores. A partir daí, é possível criar planos para que aquelas metas sejam alcançadas.

Seu intuito é interferir positivamente em toda a cadeia organizacional da empresa, visando sempre seu êxito e a longevidade no mercado.

2. Não se esqueça do planejamento financeiro

O planejamento financeiro também é essencial para o êxito de um negócio. Você consegue pensar em uma empresa que tenha sucesso e não controle bem o seu orçamento?

Ele consiste, basicamente, no registro eficaz de dados e informações relativas a todas as transações monetárias do empreendimento. Estão inclusos gastos como: o aluguel da loja, contas essenciais, salários, compra de produtos e outras despesas; além das receitas geradas pelo negócio.

Não deixe de registrar tudo, por menor que seja o valor envolvido na operação. É extremamente necessário fazer um bom monitoramento do fluxo de caixa do negócio.

Esses dados devem ser colhidos todos os dias, de preferência com uma pessoa ou equipe focada nessa atividade (dependendo do tamanho da empresa), e analisados ao final de um determinado período preestabelecido. Essa análise tem por objetivos descobrir quais são os hábitos financeiros da empresa e como fazer com que ela expanda seus lucros.

Com o tempo, o empreendedor conseguirá entender quais são os padrões da empresa — e, assim, também poderá projetar qual será seu ritmo de crescimento e entender como melhorá-lo.

3. Aposte na tecnologia

tecnologia é uma grande aliada na hora de criar sua empresa e expandi-la no mercado em que atua. Nos dias de hoje, é possível encontrar softwares, aplicativos e outros sistemas que auxiliam na coleta de dados e projeções feitas sobre o resultado das vendas.

Coletar manualmente todos os dados de transações financeiras, vendas e estoque é trabalhoso. As chances de que ocorra algum erro são grandes, caso deixe para anotar tudo na folha de papel ou em planilhas do Excel.

Nesse sentido, esses sistemas tornam a vida do empreendedor um pouco mais fácil. As soluções tecnológicas ajudam, e muito, a otimizar os processos de sua empresa — assim como economizar tempo e diminuir as chances de que os dados coletados estejam errados.

É possível ainda aproveitar a tecnologia a fim de melhorar o atendimento ao cliente do local, com chats, sistemas de atendimento de chamados e funcionários disponíveis para acolher bem as solicitações de seus consumidores. Evita-se, desse modo, a perda de informações ao manter um histórico de todos os atendimentos.

4. Estabeleça metas seguras e realistas

Após coletar os dados pertinentes da empresa e fazer uma avaliação, é hora de criar metas que possam ser alcançadas pela sua equipe. Esses objetivos podem ser tanto de vendas ou de captação de novos clientes para o negócio e têm como intuito incentivar os funcionários a fazer com que a empresa cresça cada vez mais.

Não tenha medo de cobrar que aqueles resultados sejam atingidos, desde que haja metas realistas e tudo tenha sido baseado no histórico da empresa e no padrão de crescimento do mercado. É importante se ater a essas metas para, assim, se manter nas projeções de crescimento feitas.

5. Acompanhe as suas vendas

Faça reuniões semanais ou quinzenais com sua equipe de vendas para saber como andam os processos, bem como melhorá-los.

Essas reuniões servem tanto para orientar seus funcionários sobre as operações quanto para cobrar alguns resultados. É importante ter um controle de vendas para saber a quantas anda o seu empreendimento, sem ter surpresas desagradáveis no final do mês.

6. Aprenda a lidar com resultados negativos

Mesmo tendo um ótimo time de vendas e sustentando expectativas realistas, nem sempre todos os resultados são atingidos. Nessas situações, como agir?

Para ter um crescimento empresarial previsível, deve-se saber que, em dadas situações, nem todas as metas serão cumpridas. Por isso, é preciso ter paciência para contornar as situações críticas e eventuais danos nos lucros da empresa.

Nesses cenários, é importante conversar com seu time para, além de mostrar o quanto aqueles objetivos devem ser levados a sério, encontrarem juntos o real motivo para o planejamento não ter funcionado.

Use as situações negativas como uma boa chance para aperfeiçoar os processos e, assim, poder aumentar o lucro do seu negócio.

Sustentar um crescimento empresarial previsível pode ser a peça-chave para o sucesso de uma empresa.

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