Apagão e Cloud Computing

banner_cloudNa semana em que o apagão do sistema elétrico foi o foco das discussões, muitas empresas estão avaliando as alternativas de contingência para manter no ar suas operações frente a este tipo de falha. Sistemas corporativos (ERP), emissão de nota fiscal eletrônica, portais de intranet e sites de e-commerce são exemplos de sistemas cujo funcionamento é essencial para manter as atividades da organização.

Por outro lado, as mais recentes tecnologias de rede e virtualização permitiram ao CentralServer oferecer uma nova solução para hospedagem de servidores e sistemas críticos, trata-se do Cloud Computing ou Computação em Nuvem.

Resumidamente, o ambiente da nuvem é composto por máquinas físicas sobre as quais são configurados servidores virtuais, os Cloud Servers. Os recursos de processamento (CPU), memória (RAM) e disco (HD) das máquinas físicas são compartilhados pelos Cloud Servers, gerando economia de escala, apesar dos servidores virtuais funcionarem isolados uns dos outros.

Uma característica importante da nuvem é a sua elasticidade. Além de poder crescer indefinidamente com a adição de novas máquinas, cada servidor virtual pode ser implantado com recursos computacionais sob medida. Após a ativação, é possível aumentar ou reduzir a capacidade de processamento, memória e armazenamento de acordo com a necessidade do projeto.

Outro aspecto fundamental é a alta disponibilidade dos recursos. Caso uma máquina física da nuvem apresente falha, os Cloud Servers que a estavam utilizando são migrados automaticamente para outra máquina que está operando em standby.

Na nuvem é possível ativar servidores gerenciados por nossa equipe ou pelo próprio cliente:

– Gerenciamento pelo CentralServer: indicado para sites de alto tráfego, servidores de e-mail e de banco de dados.

– Gerenciamento pelo Cliente: indicado para servidores de Terminal Services, Exchange Server, SharePoint Services e sistemas de ERP.

No Central Server você conta com planos de Cloud Hosting e um data center com no-breaks e geradores para proteção de energia, além de conexões redundantes com a internet.

Nossa equipe está disponível para esclarecer suas dúvidas sobre Cloud Computing pelo e-mail comercial@centralserver.com.br e pelo fone: 0800 701 1993.

Gostou desse conteúdo?

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Vamos juntos nesta jornada!

Receba gratuitamente o nosso conteúdo completo para impulsionar o seu negócio.

As melhores dicas e soluções em Cloud Computing e estratégias de negócio.