Alerta de segurança

Temos observado um aumento nos casos de sites cujas páginas foram modificadas por terceiros com o objetivo de disseminar vírus na internet.

Na maioria das vezes, o problema é provocado pela contaminação do computador do usuário em que são armazenadas as senhas de acesso ao site, principalmente a de FTP. Um programa malicioso que roda no computador infectado captura a senha de FTP e a envia para o invasor que, posteriormente, altera o conteúdo do site.

Seguem dois sintomas importantes que indicam este tipo de contaminação:

– ao tentar acessar o site pela pesquisa do Google, recebe-se um alerta de vírus e a visitação é bloqueada. Neste caso, deve-se republicar o conteúdo do site a partir de uma fonte confiável.

– ao acessar os seguintes menus do Internet Explorer: “Ferramentas” > “Opções da Internet” > “Conexões” > “Configurações da LAN”, a caixa “Usar um servidor proxy para a rede local” está marcada e apresentando um endereço desconhecido. Isto permite que o invasor redirecione a navegação do usuário para sites falsos, incluindo bancos, para capturar senhas de acesso. Neste caso, deve-se remover a configuração imediatamente e trocar todas a senhas de acesso utilizadas.

Ressaltamos que o uso de um programa antivírus atualizado é essencial para impedir a contaminação do seu computador. Além disso, programas antispyware, como o Anti-Malware Malwarebytes ou o Spybot – Search & Destroy ajudam a detectar e remover programas maliciosos que por ventura tenham sido instalados.

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Peraí... Você segue uma rotina de backup confiável?

Saiba como manter seus dados seguros, acessíveis e íntegros.

Acesse aqui o seu Guia prático!