Acelerando aplicações com o Memcached

O Memcached é um sistema de cache em memória usado para acelerar o desempenho de sites dinâmicos como e-commerce, notícias, CRM e ERP. Com o Memcached, o programador consegue guardar dados de objetos distribuídos como sessões e queries na memória RAM para reduzir o número de vezes que uma fonte de dados, como um banco de dados ou uma API, é acessada.

Uma boa prática de programação é colocar o Memcached na frente de toda consulta feita a um banco de dados. E o que é melhor, essas consultas não precisam se limitar a valores de colunas ou linhas podendo, por exemplo, conter dados complexos resultantes de joins entre tabelas. E o melhor é que, via de regra, a mudança necessária na aplicação para usar o Memcached consiste em mudar poucas linhas de código.

Grandes provedores de conteúdo da internet, como o Facebook, fazem uso intensivo do Memcached. Da mesma forma, fornecedores de bancos de dados, como o MySQL, incentivam a sua utilização para aliviar a carga de acessos e dar escalabilidade às aplicações.

No serviço de Cloud Hosting gerenciado pela CentralServer, o Memcached pode ser habilitado rapidamente em servidores web Linux (Apache) ou em um Cloud Server específico onde, se necessário, pode rodar também o balanceador de carga e o Varnish cache.

Gostou desse conteúdo?

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar

x

Vamos juntos nesta jornada!

Receba gratuitamente o nosso conteúdo completo para impulsionar o seu negócio.

As melhores dicas e soluções em Cloud Computing e estratégias de negócio.