9 Facilidades que a Cloud Computing proporciona para a Gestão de TI

9 Facilidades que a Cloud Computing proporciona para a Gestão de TI

O mercado de Tecnologia ultrapassou, há muito tempo, a fase em que a computação em nuvem era apenas uma tendência entre grandes empresas.

Vivemos atualmente a grande onda de migração de dados para a nuvem e é importante que a sua empresa não fique para trás no uso dessa tecnologia.

Conheça os benefícios da Cloud Computing para gestores da área de Tecnologia da Informação

A adoção da Cloud Computing  proporciona para as áreas de TI um salto de qualidade e uma mudança cultural.

Essa disrupção  com o modelo de Gestão da TI Tradicional faz com que a cloud computing se torne a principal alavanca capaz de agregar inovação, agilidade e inteligência para as atividades do setor.

Selecionamos 9 benefícios que a adoção da Cloud Computing proporciona para a Gestão de TI, considerando os mais rapidamente percebidos e os que ajudam a ultrapassar os desafios mais comuns. Vamos lá?

9 facilidades que a Cloud Computing pode agregar para a gestão de TI da sua empresa

  • Armazenamento e gestão de dados

A computação em nuvem oferece aos Gestores de TI uma nova abordagem em relação ao armazenamento e gestão de dados.

De maneira geral, essa tecnologia permite que dados e sistemas deixem de estar armazenados exclusivamente em equipamentos locais para que sejam mantidos em um ambiente Cloud.

A partir daí, além de otimizar a utilização de espaço físico da empresa e custos com equipamentos e manutenção, ganha-se agilidade, escalabilidade e alta performance nas operações.

  • Gestão de usuários

Os recursos oferecidos por um sistema de gestão em nuvem permitem que gestores de TI, visando a segurança e monitoramento dos acessos, possam rastrear os acessos dos usuários aos sistemas e dados da empresa.

Na prática, as ferramentas utilizadas na gestão de usuários desempenham um papel crítico na segurança da nuvem corporativa porque permitem ações preventivas e ajudam a cumprir importantes requisitos ligados à governança.

  • Mobilidade e disponibilidade

À medida que sistemas, dados e arquivos passam a ser armazenados em uma solução Cloud, torna-se possível oferecer para a empresa a possibilidade de elevar a produtividade por meio da mobilidade e disponibilidade.

Isso significa que os colaboradores da sua empresa podem realizar as atividades e rotinas diárias por meio de diferentes dispositivos conectados à internet, dentro ou fora do ambiente corporativo, e contando com sistemas muito mais disponíveis.

  • Segurança de dados

O fato de os arquivos, sistemas e dados corporativos estarem armazenados em uma nuvem, fora dos domínios físicos da empresa, ainda causa insegurança a alguns gestores de TI.

Contudo, sistemas em nuvem proporcionam maior segurança para dados e para usuários por uma série de fatores.

Podemos citar, como exemplo, que provedores cloud qualificados seguem as melhores práticas internacionais de segurança e padrões de qualidade como as normas ISO, além de avançadas formas de criptografia de dados.

  • Otimização de investimentos e previsão de budget

Em palavras objetivas, adotar uma solução em nuvem para sua empresa “sai mais barato” do que manter uma estrutura de TI interna.

Isso porque, mesmo se houver a necessidade de empregar investimentos iniciais em um projeto de migração de dados e sistemas para a nuvem, não serão mais necessários investimentos altos em compra ou troca de servidores, manutenção, ambientação e licenças específicas.

Outro ponto importante não apenas para a área de TI, mas para a empresa de maneira geral, é que se torna possível fazer previsões sobre os investimentos que deverão ser provisionados para a solução, considerando as reais e atuais necessidades da empresa.

  • Escalabilidade

Para a maioria dos gestores de TI, escalabilidade representa a flexibilidade da arquitetura, que se adapta de acordo com a oscilação da demanda por serviços. Em poucos cliques, o gestor de TI adapta a solução usada aos recursos necessários para atender as demandas atuais da empresa.

Isso influencia positivamente no planejamento estratégico da empresa como um todo, que poderá poupar recursos financeiros ao utilizar uma estrutura compacta e que se adapta às necessidades reais do negócio.

  • Modelos de contrato e tipos de serviços

Em cloud computing, grande parte dos serviços é entregue no modelo “pague conforme o uso”, em que os investimentos aumentam ou diminuem, dentro do mesmo contrato, de acordo com o uso.

Além disso, é possível optar pelos tipos de serviços Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS).

Você pode conhecer mais sobre essas soluções neste artigo.

  • Multicloud

Além dos modelos de nuvens públicas, privadas e híbridas, as empresas também contam com a opção arquitetura Multicloud, na qual é possível integrar diferentes fornecedores de nuvem para atender as demandas da sua empresa. Neste artigo explicamos mais sobre esse conceito.

O modelo Multicloud consiste na estratégia de combinar  múltiplas nuvens para que a empresa obtenha os melhores resultados e evitem ficar presas a um único provedor.

  • Terceirização

Em um modelo de TI Tradicional, a manutenção e atualização dos equipamentos, assim como a resolução de problemas, torna necessário manter uma equipe de TI interna que é responsável por administrar e operacionalizar essas questões.

Na solução cloud computing, a infraestrutura é terceirizada, então as atualizações são automáticas e as manutenções são realizadas nos servidores constantemente, sem impacto para os usuários.

Com o provedor de nuvem cuidando dessas questões, torna-se possível  direcionar o time interno de TI para outras prioridades mais relevantes para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

É grande o potencial que a nuvem agrega para as empresas e para a Gestão de TI.

Que tal aproveitar nosso espaço de comentários e nos contar quais são os desafios que você enfrenta na gestão de uma estrutura tradicional de TI, ou até mesmo na gestão da solução cloud da sua empresa?

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

(Visualizado 70 vezes, 1 vezes visualizado hoje)