Quando se trata de computação em nuvem, alguns gestores demoram a dar os primeiros passos por acreditar em mitos.

Por isso, apresentamos neste artigo os principais mitos que ainda impedem que muitas empresas aproveitem os benefícios que a nuvem oferece.

Conheça os 9 maiores mitos sobre a computação em nuvem.

1. A computação em nuvem só pode ser usada por empresas muito grandes. É mito!

A computação em nuvem pode ser usada desde menores até grandes empresas. E, por ser flexível, acompanha o crescimento do negócio. Por isso, é a tecnologia de infraestrutura preferida das startups. Leia mais em: Por que toda startup hoje em dia já nasce na nuvem?.

2. A computação em nuvem é indicada apenas para empresas de tecnologia. É mito!

A computação em nuvem é uma inovação tecnológica bastante democrática e que está à disposição de empresas de todas as áreas de atuação. O ambiente na nuvem é altamente customizável, por isso sempre atenderá perfeitamente as necessidades de cada empresa.

3. A computação em nuvem é cara. É mito!

A computação em nuvem otimiza os seus investimentos! Na nuvem, as empresas pagam de acordo com o espaço, recursos e ferramentas que utilizam. Se usar menos recursos, pagará somente por esse uso.

Além disso, é possível ter previsibilidade e evitar surpresas indesejadas em relação aos investimentos.

4. A nuvem é menos segura. É mito!

O fato de mover as aplicações e dados da empresa para a nuvem não significa que eles ficarão mais vulneráveis. Na verdade, é o contrário. Os provedores de cloud seguem padrões de segurança superiores aos que a maioria da empresas consegue implantar: seguem normas e padrões, mantém equipes especializadas e monitoram a infraestrutura em regime 24×7. Muitos fornecem serviços de firewall, criptografia e proteção contra ataques.

Por outro lado, pensar que as informações estão 100% seguras só por estarem na nuvem também é um erro. Assim como em um data center interno, é fundamental que as boas práticas de segurança sejam seguidas por todos os usuários. Saiba mais em: Afinal, computação em nuvem é segura?

5. A empresa precisa ter um time de TI para usar a computação em nuvem. É mito!

Sabemos que muitas empresas não comportam um time de TI e, muito menos, um time de TI especializado em computação em nuvem. Mas isso não é mais um impeditivo para que desfrutem do melhor na nuvem. A CentralServer desenvolveu servidores virtuais para que sua empresa esteja na nuvem, sem precisar montar um time de especialistas. Você pode saber mais sobre as nossas soluções de cloud clicando aqui.

6. É preciso comparar todas as nuvens para escolher a melhor. É mito!

Não é preciso optar por uma única nuvem. É possível utilizar nuvens de fornecedores diferentes para aproveitar o que cada uma oferece de melhor.

Esse modelo é chamado de Multicloud e serve para dar suporte a diferentes necessidades e propósitos de trabalho.

7. Sistemas críticos não devem estar na nuvem. É mito!

Sem dúvida, a nuvem é recomendada para serviços críticosA computação em nuvem ajuda a evitar falhas na infraestrutura. Muitas boas práticas são aplicadas para impedir situações que possam prejudicar o negócio. Então é correto afirmar que a Computação em nuvem previne que aconteçam problemas comuns de data centers internos rodando sistemas críticos.

Um exemplo é a possibilidade de aumento ou agendamento de recursos sem precisar desligar serviços.

O backup na nuvem, por exemplo, permite que dados sejam salvos e restaurados facilmente, evitando assim a perda de dados de sistemas críticos.

8. Computação em nuvem é o mesmo que Armazenamento na Nuvem. É mito!

O armazenamento na nuvem (cloud storage) é um serviço somente voltado para o armazenamento de arquivos. Enquanto que a computação em nuvem é uma solução completa, que permite rodar sites, aplicações e bancos de dados. Usada de forma estratégica, a nuvem contribui para o crescimento de sua empresa. Você pode entender mais sobre o que é computação em nuvem, clicando aqui!

9. Virtualização é a mesma coisa que computação em nuvem. É mito!

Apesar de fazer uso da virtualização, a computação em nuvem é um conceito mais amplo de arquitetura de TI. Entrega infraestruturas, plataformas e softwares para serem consumidos como serviços. A nuvem vai muito além da virtualização, ou de um VPS, agregando automação, gerenciamento, escalabilidade e alta disponibilidade.

E aí, mitos desvendados?

A verdade sobre a computação em nuvem

A verdade é que a computação em nuvem é indispensável para as estratégias do seu negócio, e uma grande aliada para enfrentar os desafios do dia a dia.

Conte com um parceiro de confiança para usar a computação em nuvem.

Fale com um Especialista.

Posts Similares