Ferramentas estratégicas para o crescimento da sua PME

Um dos principais objetivos das pequenas e médias empresas é, naturalmente, o crescimento. No entanto, o volume de atividades, a variedade de opções tecnológicas e a necessidade de tomada de decisões rápidas e precisas torna a busca por soluções estratégicas um pouco mais complexa.

Além disso, a quantidade de trabalho desenvolvido costuma crescer na mesma velocidade que a empresa, quando não de maneira ainda mais acelerada. Pensando nisso, reunimos uma lista com 6 ferramentas estratégicas que poderão ajudar (e muito!) no crescimento e organização da sua PME. Ficou interessado? Então continue acompanhando!

1. Comunicação móvel

Uma tendência que tem ganho força entre pequenas e médias empresas é a comunicação móvel. Isso ocorre, pois tais tecnologias garantem três itens essenciais para a fluidez de processos em um empreendimento: agilidade, facilidade de manuseio e serviço sob demanda.

Com ela, sua empresa promove reuniões online, torna mais versáteis as formas de prestação de serviços – como é o caso do home office – e facilita a comunicação remota entre membros de uma equipe de trabalho. É importante tomar o cuidado de implantar a comunicação móvel da maneira mais simples possível, sem comprometer a organização interna e a fluidez de processos.

O Microsoft Office365 é um exemplo de sistema de empodera a equipe para trabalhar e colaborar remotamente, com as versões online do Outlook, Office e OneDrive.

2. Aplicações customizadas

Outro benefício proporcionado pelo avanço das tecnologias e da mobilidade eletrônica são as aplicações customizadas. Se o seu negócio possui um rol de atividades que são desenvolvidas com frequência e regularidade, por exemplo, você pode contratar um desenvolvedor especializado para montar uma plataforma que facilite e otimize tais trabalhos.

Hoje é possível desenvolver aplicativos específicos para as exigências e necessidades da sua empresa, com interfaces fluidas e intuitivas, para que os usuários tenham rotinas de trabalho mais produtivas e dinâmicas.

3. Computação na nuvem

Não é novidade para ninguém que hoje a maior parte dos dados — seja de pessoas físicas ou de empresas — têm migrado para a nuvem. No caso das PMEs não é diferente. E isso não acontece à toa, o cloud computing (como também é chamada a computação em nuvem) representa um grande avanço para a realidade empresarial.

A computação em nuvem promove economias orçamentárias e de tempo, além de potencializar a produtividade interna do negócio. E as vantagens não param por aí, confira algumas outras:

Redução de gastos

A utilização da computação em nuvem tem a vantagem de não exigir um grande investimento inicial em software ou hardware. A economia também se dá devido ao fato de que, contratando um serviço externo, extinguem-se gastos com armazenamento e gestão de equipamentos na própria empresa, especialmente aqueles que não estão em uso no momento, mas que precisam ser mantidos para atender a demandas sazonais.

Uma vez que não seja necessário gerenciar um parque próprio de servidores, sua equipe de TI poderá ser mais enxuta ou convergir seus esforços para atividades que promovam o crescimento da PME. Consequentemente, o negócio tem a chance de progredir sem que o quadro de funcionários necessite de constantes ampliações.

Facilidade de manuseio

Quando o serviço de cloud computing tem uma interface completa e intuitiva, ações costumeiras como upgrade e downgrade são extremamente facilitadas e não geram impacto para o usuário final.

4. Rede de colaboração

Uma excelente maneira de melhorar o clima organizacional da sua PME é promover e incentivar o diálogo e a interação entre os funcionários. Para tanto, um aplicativo de comunicação como o Microsoft Teams, que permite criar uma rede social interna, é a chave para a maior integração da equipe e, consequentemente, para aumentar a produtividade.

5. Análise SWOT

A análise SWOT — ou matriz FOFA, na versão traduzida — é uma ferramenta gerencial que tem como objetivo fazer uma análise de um cenário corporativo para servir de base para a elaboração de um planejamento estratégico. A análise fará uma espécie de raio-X da sua PME para detectar quais são as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) do negócio. Entenda melhor o acrônimo:

  • Strengths: nessa primeira etapa da análise, são observadas as vantagens competitivas da empresa, ou seja, em que ela se sobressai em relação à concorrência;
  • Weaknesses: o segundo passo da análise SWOT é detectar as desvantagens do negócio em comparação aos concorrentes;
  • Opportunities: na sequência, avaliam-se os pontos positivos da PME que ainda não são devidamente explorados. Exemplo: cenário econômico ou político favorável;
  • Threats: por fim, identifica-se quais são os aspectos que podem vir a comprometer a rentabilidade ou, até mesmo, a existência da empresa. Exemplo: variações cambiais, desvalorização do produto etc.

6. Marketing digital

É impossível falar de ferramentas estratégicas para crescimento de PMEs sem mencionar o marketing digital, não é verdade? Vivemos em uma realidade cada vez mais conectada e, portanto, uma estratégia de interação com o seu público-alvo não pode, de maneira alguma, desconsiderar esse fato.

Observar os hábitos de consumo, os anseios e expectativas dos seus clientes (bem como dos seus potenciais clientes) é indispensável para a prosperidade. Assim sendo, seu plano de negócios pode englobar campanhas em redes sociais e de email marketing, anúncios segmentados, diversificação dos canais de atendimento ao cliente, entre vários outros.

O software gratuito de design gráfico Canva funciona online e permite desenvolver materiais para a suas campanhas de marketing digital. Já o Mailchimp é uma plataforma para envio de email marketing que você também pode começar usando gratuitamente.

É inegável a importância do marketing digital como ferramenta para PMEs. Podemos dizer, até mesmo, que não se trata mais de uma opção e sim de uma exigência mercadológica. Afinal, se você quer atingir e conquistar um público, você precisa não só conhecê-lo como marcar presença nos canais que em ele participa.

E então, de qual dessas ferramentas estratégicas você gostou mais? Aproveite para descobrir também qual é o papel do Cloud Computing na gestão estratégica do seu negócio!

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