Existem várias razões para sua empresa adotar a computação em nuvem, sendo que uma delas tem especial relevância pelo caráter estratégico. Antes de falar dela, veja a seguir os principais benefícios de se contratar TI como serviço:

    1. Ganhe agilidade: comprar ou ampliar a capacidade de servidores físicos dá trabalho e não pode ser feito de uma hora para outra. É um processo que costuma levar dias ou semanas. Já em um provedor de computação em nuvem, a ativação ou reconfiguração de cloud servers é imediata.
    2. Troque capex por opex: investir em hardware tende a ser ineficiente para a maioria das empresas. Via de regra, servidores são comprados com capacidade de sobra para atender a um sistema e comportar aumentos de demanda. Ou seja, de início, o investimento fica subutilizado. Quando a utilização se aproxima de 100%, que é o nível ótimo, é preciso ampliar a capacidade para evitar gargalos de desempenho, tornando novamente o equipamento subutilizado. Compare isso com a computação em nuvem, em que os servidores virtuais operam sempre perto da carga ideal.
    3. Melhore o gerenciamento: provedores de cloud fornecem painéis que permitem controlar e administrar a infraestrutura. É possível inventariar recursos, alterar configurações, monitorar níveis de uso e acompanhar gastos em tempo real.
    4. Aumente a disponibilidade: dificilmente uma empresa tem uma estrutura interna comparável a de um provedor de cloud. Data centers certificados Tier III, por exemplo, possuem estrutura elétrica redundante e múltiplas conexões internet que permitem realizar manutenções sem parada. Muitos provedores também oferecem soluções de recuperação de desastres e continuidade de negócios.
    5. Melhore a segurança: usar a segurança do provedor custa menos do que implantar por conta própria. Conexões seguras, firewalls, autenticação e instalações otimizadas de sistemas operacionais são recursos comuns na computação em nuvem, disponíveis para contratação sob demanda.

Por si só, essas vantagens já serviriam para justificar a adoção da computação em nuvem. Então por que buscar uma razão principal?

Assuma o papel de protagonista

Marc Andreessen, co-fundador da Andreessen-Horowitz, um dos maiores fundos de investimento do Vale do Silício, cunhou a frase “Software Is Eating The World” para destacar a tendência de interconexão entre a economia global e a dominância de empresas digitais como Google, Amazon e Microsoft.

Passam-se os anos e o software continua engolindo o mundo. Empresas como Tesla, Uber, Airbnb e Open AI, junto com milhares de startups, têm criado modelos de negócio que revolucionam mercados e desafiam os concorrentes tradicionais.

Eis aí a principal razão para adotar a computação em nuvem: assumir o papel de protagonista nesse novo cenário, ao invés de esperar e permanecer entre os desafiados.

Posts Similares