5 motivos para usar a cultura DevOps sempre!

5 motivos para usar a cultura DevOps sempre!

O DevOps tem sido uma das maiores revoluções criadas nos departamentos de TI. Com ele, temos conseguido abandonar aquele modelo de produção em que um time só pode trabalhar no projeto após a entrega do produto intermediário pelo membro anterior da cadeia.

Substituímos essa cultura por um modelo interativo, em que clientes podem acompanhar os processos, e operações, engenharia de software e controle de qualidade trabalham juntos em todas as etapas do projeto. Então, confira as principais dúvidas e os motivos para usar a cultura DevOps sempre!

1. O DevOps provoca uma redução de custos considerável nas suas operações de TI

Por meio de uma nova metodologia de trabalho, o feedback é ampliado entre os times, o que, consequentemente, aumenta a comunicação entre os envolvidos no projeto. Isso permite uma redução no tempo de entrega e melhora a qualidade do trabalho final.

Para isso ocorrer, o DevOps estende os conceitos de metodologia ágil e automação. DevOps é integração entre desenvolvimento e operações. Quando se usa DevOps, o ciclo de vida do projeto envolve equipes multidisciplinares que se comunicam e se integram por meio de processos e ferramentas em todas as suas etapas. Desse modo, o desenvolvedor não fica somente codificando e testando, mas também participa das fases de implantação e operacionalização, encurtando o looping de feedback do cliente.

Como há integração das equipes na realização de um projeto, diminui-se o tempo de execução das tarefas e, por consequência, os custos  de execução de cada fase.

2. A automação trazida pelo DevOps proporciona diversos benefícios

Nesse ponto, vale lembrar que a automação não tem como objetivo apenas reduzir custos, mas também manter o funcionamento do projeto.

Automatizar processos e metodologias é sinônimo de otimizar o tempo, pois, à medida que se elimina o retrabalho, as equipes têm mais tempo para fazer melhorias e inovações na empresa, além de disponibilidade para caso aconteça algum imprevisto.

Isso implica ter mais domínio sobre mudanças, reduzir riscos nos processos (com menos falhas humanas), uma produção ágil e sistematizada, menor energia gasta por sua equipe e aumento na qualidade do trabalho.

Não há motivos para se preocupar com possíveis reduções de membros da equipe, pois o objetivo da metodologia é automatizar seu pessoal, não reduzir o quadro de colaboradores. Automação significa ampliar a qualidade de trabalho das equipes e fazer com que elas tenham mais controle do trabalho.

Também está relacionado à inovação. Quando se fala em automação, deve-se pensar em otimizar o trabalho com as equipes já existentes e as tecnologias disponíveis, substituindo processos antigos e invariáveis.

Por exemplo, antes da automação, sua equipe provavelmente conseguia lidar com dezenas de projetos com qualidade. No novo cenário, ela poderá trabalhar com milhares sem se sobrecarregar.

3. DevOps torna a sua empresa muito mais escalonável

Uma pesquisa desenvolvida pelo The Modern Software Factory Hub, realizada com 1770 altos executivos de negócios e de TI, constatou que as práticas de DevOps têm provocado grande impacto nas empresas, sobretudo no crescimento do negócio e na qualidade do desenvolvimento.

De fato, integrar o desenvolvimento e as operações pode impulsionar a evolução rápida e ágil de softwares e serviços. Por esse motivo, o DevOps é citado como parte essencial desse processo para a grande maioria das empresas que almejam expandir suas operações.

No geral, o DevOps é capaz de criar uma infraestrutura viável para a condução de um desenvolvimento rápido e contínuo de aplicativos e serviços.

4. DevOps é uma revolução no TI

Uma vez implantado em sua empresa, esse processo é capaz de transformar todo o departamento de TI em um ambiente de trabalho que poupará mais tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, ampliará a qualidade dos produtos e serviços.

Fazer com que a operação, o desenvolvimento e a qualidade trabalhem de forma coesa é um desafio, mas, ao mesmo tempo, é possível aumentar a eficiência dos serviços de sua empresa, pois trará uma menor taxa de falhas e um menor tempo para a implantação final ou parcial de qualquer projeto.

5. DevOps agrega um conjunto de vantagens para empresas e departamentos de TI

A implantação do DevOps resulta em um conjunto de mudanças na forma como os processos de desenvolvimento são executados. Afinal, agora, as operações e o desenvolvimento andam juntos.

Em resumo, veja 7 grandes vantagens que o DevOps propõe:

  1. entregas mais rápidas, com menos riscos e custos reduzidos;
  2. maior controle das aplicações desenvolvidas pelos times integrados e aumento da colaboração entre as atividades;
  3. melhoria no ambiente de produção: os projetos são desenvolvidos com mais facilidade e entregues no tempo previsto;
  4. produtos finais mais eficientes a partir de uma melhor compreensão dos detalhes de cada etapa do projeto;
  5. aumento do valor do negócio, devido à colaboração entre  equipes mais motivadas.

Portanto, o DevOps é, sim, algo que deve estar sempre presente na cultura da sua empresa. Afinal, não foi uma solução criada para ser uma modificação pontual no time de TI! É toda uma revolução a ser empregada para criar ciclos virtuosos. Se você quer um departamento de TI mais eficiente, mais integrado e com redução de custos, certamente essa é a cultura para você.

Se você não quer perder mais dicas excelentes como as deste post, então não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Google+, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube.

Gostou desse conteúdo?

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu email

Também pode lhe interessar