No princípio havia papel, muito papel. A informação fluía lentamente e o mercado evoluía em ciclos longos. Métodos e processos eram descritos em manuais de qualidade que permaneciam válidos por anos.

Então surgiram os computadores, os sistemas corporativos, a internet e tudo começou a acelerar. O trabalho ultrapassou as fronteiras do escritório e as redes sociais mudaram a relação entre empresas e clientes.

O software assumiu um papel central nas organizações e aí veio a computação em nuvem para transformar a estrutura física da TI em serviço.

Se, por um lado, a nuvem cria oportunidades de negócio, ela também impõe desafios tecnológicos para a empresa se manter competitiva. E como fazer isso?

Uma boa maneira é se espelhar no que vem ocorrendo em nossas casas. Ao longo do tempo, trocamos o envio de cartas pelo email, e o email pelo WhatsApp. Passamos das fotos impressas para as digitais, que agora são salvas no iCloud. Substituímos pendrives pelo Dropbox. Passamos dos CDs para o MP3, e agora nossas músicas ficam no Spotify. Abandonamos as locadoras depois que conhecemos o Netflix e o Google Play.

Ao trocar o meio físico pelos serviços online, liberamos espaço, ganhamos mobilidade e agilidade. Também reduzimos as chances da perda de dados por falhas de mídia ou roubo de equipamentos. Nos tornamos consumidores mais exigentes. Esperamos serviços sempre disponíveis, com tempos de resposta cada vez menores.

Lembra da competitividade? Pois é, empresas que não se adaptarem a essa realidade podem esperar que nuvem seja um sinônimo de chuvas e trovoadas.

A solução, então, é aproveitar o mundo hiperconectado para aumentar a eficiência da organização. Veja como a nuvem pode ajudar a vencer seus desafios.

1. Facilitar o acesso a documentos

A resistência das empresas em manter arquivos online por preocupação com segurança vem sendo quebrada pelas versões “for business” de serviços como Dropbox, Google Drive e Onedrive. Com eles, a força de trabalho passa a acessar documentos de qualquer lugar, sem que a empresa abra mão do controle graças a recursos como:

– controle de usuários;

– permissões de compartilhamento;

– relatórios de acesso;

– criptografia de dados.

2. Trabalhar colaborativamente

Ferramentas de trabalho colaborativo como o Microsoft 365 e Google Workspace (antigo G Suite) facilitam a produção e o compartilhamento de documentos pela equipe. E a integração com formulários e email permite criar fluxos de trabalho com agilidade.

3. Melhorar processos

Muitas vezes, usar o email para implantar processos de trabalho mais atrapalha do que ajuda. Há ferramentas online que fazem esse papel com maior eficiência, como:

Slack (comunicação)

Trello (gestão de projetos)

Pipedrive (CRM)

Zendesk (help desk)

4. Otimizar o data center

Hoje em dia não são só os sites que rodam nos provedores da web. A computação em nuvem permite que a empresa hospede sistemas em servidores virtuais, deixando de depender de um data center interno. Sistemas corporativos, bancos de dados e até desktops podem rodar na nuvem, com alta disponibilidade e fácil acesso. Não é a toa que muitas empresas de tecnologia ao redor do mundo fornecem esse serviço:

Amazon Web Services (AWS)

Microsoft Azure

Google Cloud Platform

CentralServer

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5. Proteger os dados

Sobreviver a um desastre é tão importante quanto continuar crescendo. Por isso, uma boa estratégia de backup é fundamental. Se antigamente as empresas precisavam recorrer a fitas e HDs externos, hoje o backup online é uma realidade acessível a todos.

Serviços como o BC/DR da CentralServer permitem salvar dados na nuvem com agendamento, compressão, criptografia e replicação em múltiplos data centes.

A lista acima não esgota o assunto. Há muitas opções de serviços em nuvem que tornam a empresa mais ágil e eficiente. Fale com um Especialista em Cloud da CentralServer para saber mais.

*Juliano Simões é co-fundador e CEO da CentralServer.

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