Em tempos de vento contra muitas empresas temem o futuro e, por isso, ficam relutantes em fazer investimentos, focando em economizar. Nestes momentos, aprender a otimizar os custos com é fundamental.

E, mesmo quando as águas estiverem mais tranquilas, sua empresa só tem a ganhar implementando as sugestões que vamos apresentar. Otimizar custos é sempre estratégico para o negócio se tornar mais competitivo e lucrativo.

Confira abaixo como soluções simples podem ser aliadas do seu negócio na economia de recursos e mostrar que como é fácil apertar os cintos e se tornar mais produtivo.

Coloque seus gastos na ponta do lápis

Para sobreviver à crise sua empresa precisa estar com tudo em dia. O que queremos dizer é que a gestão terá de ser revista e, com isso, gastos que antes não faziam tanta diferença assim, deverão ser levados em consideração e colocados na ponta do lápis.

Faça um levantamento de todos os desembolsos e recebimentos que seu negócio tem como previstos. Alguns deles passam despercebidos ao longo dos anos, mas fazem uma diferença e tanto para a sua saúde fiscal.

Confira se sua empresa se enquadra num regime tributário mais vantajoso

Um planejamento tributário adequado permitirá que seu negócio utilize recursos de forma mais eficaz. Afinal, pagando menos impostos você reduz os gastos necessários para operar e aumenta suas margens de lucro, tornando sua empresa mais competitiva sem deixar de lado as exigências fiscais.

Seu negócio pode se enquadrar nos três regimes tributários a seguir: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Dentro do regime de Lucro Real, sua empresa é taxada sobre aqueles lucros que de fato alcançou no período.

No Lucro Presumido, você é taxado dentro de alíquotas predeterminadas pelo fisco e, no Simples Nacional, todos os impostos são recolhidos em uma única guia, de acordo com sua atividade de origem. Um bom contador pode rever seus livros e orientar sobre uma mudança de regime tributário, analisando o que melhor se adéqua à realidade de sua companhia.

Automatize processos e faça mais com menos

A automação dos processos da empresa — Business Process Automation (BPA) e Robotic Process Automation (RPA) — pode ajudá-lo a simplificar tarefas demoradas, descomplicar fluxos de trabalho e remover a complexidade do dia a dia. Com a sua ajuda é possível agilizar procedimentos e evitar o alto custo de erros manuais e ineficiências.

A automação reduz o tempo necessário em tarefas de rotina e torna sua força de trabalho mais eficiente. Quando os processos de negócios se tornam automatizados, sua empresa tem maior visibilidade e controle do que está acontecendo, o que ajuda a otimizar custos na crise, mitigando os riscos de cada atividade.

Além disso, a automação pode melhorar a produtividade de seus funcionários e tornar o negócio mais competitivo, alinhando suas entregas à expectativa dos consumidores.

Abrace a computação em nuvem

A computação em nuvem criou uma revolução tecnológica para empresas de todos portes, oferecendo acesso a uma gama de recursos que facilitam e otimizam as atividades de TI.

Com ela, os recursos de seu servidor podem ser escaláveis, o que significa que sua empresa pode aumentar sua capacidade para suportar o crescimento ou diminuí-la se necessário. Um dos aspectos mais desafiadores de administrar um negócio com eficiência é prever a quantidade de recursos necessários, mas com a nuvem isso fica bem mais simples.

Em vez de antecipar suas necessidades você pode se adaptar a elas conforme o cenário muda. A nuvem te ajuda a economizar dinheiro em muitas frentes, inclusive na manutenção de servidores, gastos energéticos e despesas de licenciamento e atualização de softwares.

Contrate cloud servers no Brasil com desempenho e confiança?

Fale com um Especialista

Use software de gestão para administrar com maior eficiência o fluxo de caixa e inventários

Controlar seu fluxo de caixa, gerenciar seu capital de giro e negociar melhores prazos de pagamento são algumas outras tarefas que podem ser simplificadas com um bom software de gestão. Os chamados ERP’s automatizarão o cálculo de todas essas variáveis para que gestores possam controlar recursos de maneira mais eficiente.

O inventário também é um desafio para os líderes empresariais, uma vez que existe paradoxalmente como alavanca da operação de fornecimentos e como capital de giro. A redução e melhor administração dos estoques contribui diretamente para a linha de fundo.

Melhorar seus inventários com o uso de um software de gestão é, portanto, uma forma de otimizar custos na crise e também fora dela. Um armazém não automatizado resulta em um controle de estoque pobre, em carregamentos incorretos e em grandes números de retornos.

Adote uma cultura de melhoria contínua

Muitas vezes, as empresas ficam presas em atitudes prejudiciais para o seu desempenho. Os gestores, no entanto, precisam trabalhar em colaboração com os líderes empresariais para identificar e remover desperdícios, continuamente concentrando esforços na otimização do uso de recursos.

Otimizar custos na crise e continuar crescendo é possível, sem precisar demitir pessoal ou produzir menos. Basta que a gestão se comprometa com uma série de melhorias capazes de poupar recursos e aumentar suas margens de lucro.

Posts Similares