7 dicas para contratar os melhores fornecedores de TI

7 dicas para contratar os melhores fornecedores de TI

Em tempos de crise, muitos gestores buscam alternativas tecnológicas para evoluir o negócio e se destacar da concorrência — e uma das soluções mais procuradas são bons fornecedores de TI.

Se, por um lado, o cenário atual indica cautela, por outro, não podemos focar apenas na redução de custos. Novas oportunidades estão surgindo, e esse é o momento certo de aproveitá-las! Ainda assim, vamos por etapas.

Escolher um fornecedor de TI também exige medidas cuidadosas, pois alguns riscos envolvidos no processo podem gerar arrependimentos futuros. E você não vai querer ficar trocando de fornecedor até acertar, certo?

Então, para resolver isso, listamos neste post as oito etapas mais importantes para você contratar os melhores fornecedores de TI e garantir a tranquilidade e sucesso que almeja para o seu negócio. Confira!

1. Verifique se as necessidades podem ser atendidas

A primeira coisa que precisa fazer antes de contratar um fornecedor de TI é instituir uma análise interna para descobrir quais são as reais necessidades da sua empresa. Depois, alinhe essas necessidades com as soluções entregues pelo fornecedor que pesquisa. Caso haja compatibilidade, estará no caminho certo.

Do contrário, se não fizer isso, correrá o risco de assumir custos maiores do que os benefícios entregues, e ficará insatisfeito com os resultados, podendo até comprometer o futuro do negócio.

Então, faça valer o seu investimento. Contrate o fornecedor que entrega as soluções mais adequadas possíveis, para resolver os problemas da sua empresa, e terá maior sucesso no empreendimento.

2. Busque referências com clientes antigos e atuais

Os melhores fornecedores de TI jamais negarão a você os contatos dos seus clientes — se o fizerem, desconfie. E nunca entre de cabeça em um contrato sem antes ter essas informações. Além do arrependimento, você poderá enfrentar dificuldades para sair dele e trocar de fornecedor.

Então, solicite os contatos de alguns mais antigos e dos mais atuais, para verificar quais experiências eles vivenciaram ou estão vivenciando com aquele fornecedor.

3. Fique de olho nas certificações obtidas

Muita gente não pensa nisso, mas existe uma grande quantidade de empresas e profissionais que oferecem serviços sem serem realmente capacitados para prestá-los.

Se você contratar um fornecedor sem as experiências, os conhecimentos e as habilidades necessárias, poderá receber os serviços com qualidade mais baixa e comprometer toda a gestão operacional e estratégica do negócio.

Então, para ter resultados melhores com as soluções contratadas, verifique antes as certificações que a empresa possui, bem como as que são exigidas dos profissionais de TI para trabalharem nela.

4. Avalie a qualidade do atendimento

O atendimento é outro fator crucial a ser avaliado antes de contratar fornecedores de TI.

Como a produtividade não pode ser interrompida, você não pode esperar muito tempo para resolver um problema e, se não puder contar com um suporte de qualidade, enfrentará problemas com a demora no retorno das solicitações que abrir.

Ou pior, pode receber um retorno com informações imprecisas e/ou não definitivas, fazendo com que o problema persista, afetando diretamente os resultados da empresa. Então, para evitar que isso aconteça, realize alguns testes solicitando o contato para tirar dúvidas.

Divida as suas perguntas em blocos, para fazer mais de um teste, e garanta as experiências de que precisa para decidir se o atendimento oferecido atende às suas expectativas ou não.

5. Analise a escalabilidade oferecida

Segurança, recursos e ferramentas adicionais são essenciais. Mas e quanto à escalabilidade? Provavelmente, você pensa que desenvolverá o negócio e, em algum momento, ele crescerá. Mas, quando chegar essa hora, será que os fornecedores de TI estarão preparados para crescer também?

Essa é uma pergunta importante a se fazer. Hoje, a estrutura oferecida pode parecer suficiente, mas, quando a demanda crescer, você precisará de mais espaço e, como consequência, os recursos e ferramentas serão mais exigidos.

Então, se você não der importância à escalabilidade oferecida, pode ter as operações de negócio comprometidas justamente quando mais precisar delas.

E o resultado pode ser a perda de oportunidades, deixando de fechar grandes negócios — e a sua imagem pode ser negativamente afetada, por ser tecnologicamente incapaz de atender ao crescimento da demanda.

6. Verifique a disponibilidade do suporte

O suporte não se trata apenas de um atendimento de qualidade com rapidez e precisão. Mas também de profissionais capacitados, que entendem o que estão fazendo, conhecem a sua empresa e se dedicam realmente a resolver o problema.

Além disso, você precisa de uma equipe de suporte que esteja à disposição, principalmente nos horários em que o seu negócio estiver operando.

Quanto a isso, muitos fornecedores de TI oferecem um suporte 24/7/365 (vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias do ano) via chat, telefone ou chamada de vídeo.

Então, verifique se o seu fornecedor oferece um suporte que atende a esses requisitos para não passar sufoco no momento em que enfrentar alguma dificuldade técnica ou surgir alguma dúvida sobre a execução de funções.

7. Considere a compatibilidade da plataforma

Por fim, com o avanço da computação em nuvem, é bem possível que você queira rodar online sistemas de gestão como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management). Nesse caso, precisará saber se o seu fornecedor de TI possui um ambiente compatível com as suas aplicações.

Também deve questionar o fornecedor sobre as manutenções e atualizações feitas na plataforma, já que, sem as atualizações necessárias, um ambiente online pode se tornar ultrapassado rapidamente.

Enfim, como podemos ver, os fornecedores de TI são responsáveis por entregar as melhores soluções tecnológicas para o seu negócio. Você só precisa saber contratar o mais adequado às suas necessidades de seu negócio.

A tarefa pode não ser tão fácil, mas é essencial para garantir que os resultados almejados sejam atendidos com qualidade e mais rapidamente! E aí, essas dicas foram úteis para você? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro do assunto!

Também pode lhe interessar