CloudFlex 1.5: gerenciamento otimizado do servidor

julho 19th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

Lançamos a versão 1.5 do CloudFlex! Nesta atualização realizamos melhorias para tornar o gerenciamento do servidor mais completo, flexível e ágil.

Agora, no Painel de Controle do seu CloudFlex, você vai encontrar:

cloudflex-inicial-1-5-blog

 

1. Opções avançadas para Instalar e Reinstalar o Servidor.

reinstalar-template-cloudflex (2) » Continuar lendo…

6 boas práticas para uso de email

julho 19th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

boas-práticas-para-o-uso-de-email

Elaboramos algumas dicas de boas práticas no uso do email visando melhorar a sua experiência e evitar problemas decorrentes do uso inadequado dessa ferramenta essencial para a comunicação nos negócios.

1) Monitore os limites de armazenamento

Toda conta de email possui uma cota de espaço ou de mensagens armazenadas no servidor. Se esses limites forem ultrapassados, sua conta não poderá receber novas mensagens até que você apague parte das mensagens ou libere mais espaço. Para evitar que isso ocorra, periodicamente exclua mensagens desnecessárias, principalmente as que possuem anexos muito grandes.

2) Faça backup

Para evitar que a cota seja excedida, você pode fazer um backup das mensagens no computador local (utilizando o protocolo POP3) ou no FTP do seu domínio.
Também é recomendável manter um backup em tempo real de sua caixa-postal, para o caso de exclusão acidental de uma ou mais mensagens. Para facilitar esse processo, você pode contratar um serviço como o Arquivamento de Email da CentralServer. Essa ferramenta, além de fazer backup automático das mensagens enviadas e recebidas, também permite o monitoramento e auditoria de emails do domínio.

3) Substitua anexos pesados por links

Os serviços SMTP e Webmail possuem limites de tamanho para mensagens recebidas e enviadas. Sendo assim, é importante evitar arquivos anexos muitos grandes, pois isso pode impedir o envio da mensagem. Como alternativa, você pode publicar o arquivo no FTP do domínio e enviar o endereço de acesso ao arquivo como um link no corpo do seu email.

4) Não faça spam

É cada vez mais comum a prática de enviar um mesmo email para uma grande lista de contatos. Porém, para que essas mensagens não sejam classificadas como spam e os servidores de envio não sejam incluídos em blacklists (listas de bloqueio), é importante utilizar uma ferramenta de email marketing e seguir as recomendações de enviar conteúdos relevantes ao seu público, não realizar a aquisição de listas de terceiros, buscar ser o mais claro possível no assunto do email e respeitar pedidos de assinantes para descadastramento das listas.

5) Cuide com a segurança

Para evitar acessos indevidos à sua caixa postal, normalmente realizados com o intuito de disparar emails de spam ou phishing (fraude eletrônica), utilize senhas fortes com caracteres especiais, letras maiúsculas, números e atualize-as regularmente. Configure o acesso seguro à sua conta com criptografia de dados, utilizando TLS/SSL ou através do endereço https://webmail.acessoseguro.net.

6) Ative a detecção de spam

Se você recebe muito spam em sua caixa de entrada, ative a detecção de spam para sua caixa postal. O sistema antispam avalia as mensagens recebidas de acordo com alguns critérios, atribuindo uma pontuação que pode resultar na sua classificação como spam. Quando isso ocorre, a mensagem não é entregue na caixa de entrada e sim, em uma pasta específica (Spam) para sua verificação posterior. Se quiser evitar que mensagens de determinados remetentes sejam classificadas como spam, você pode incluir seus endereços de email na Lista Branca da sua caixa postal. Da mesma forma, é possível incluir na Lista Negra endereços de destinatários que estiverem enviando mensagens indesejadas e que não tenham sido classificadas pelo sistema antispam.

Recomendamos os seguintes artigos da Wiki CentralServer para leitura complementar:

Como acessar e configurar minha conta de e-mail?

Como utilizar o Arquivamento de E-mail?

Como enviar e-mail com imagens sem anexá-las à mensagem?

Quais os cuidados necessários para preservar a segurança das senhas de acesso?

Como filtrar o recebimento de Spam em meu domínio?

 

Afinal, computação em nuvem é segura?

junho 28th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

nuvem-segura

Tanto pessoal como profissionalmente, estamos cada vez mais interconectados. A nuvem é o palco em que interagimos socialmente, publicamos informações e armazenamos dados dos mais variados tipos.

Apesar disso, ainda há empresas que deixam de migrar servidores para a nuvem por achar que é inseguro. Será mesmo?

Essa desconfiança é um fenômeno similar ao que ocorreu com o internet banking e o e-commerce. No início, muitos evitavam essas novidades por receio de ter a conta invadida ou o cartão de crédito clonado. Com o tempo, passamos a interagir naturalmente com esses serviços e hoje não abrimos mão deles.

Se pararmos para pensar, os provedores de cloud seguem padrões de segurança superiores aos que a maioria da empresas consegue implantar: seguem normas e padrões, mantém equipes especializadas e monitoram a infraestrutura em regime 24x7x365. Muitos fornecem serviços de firewall, criptografia e proteção contra ataques.

Compreender que a infraestrutura na nuvem é tão segura quanto – ou superior -, à da rede interna, abre as portas para se colher os benefícios de uma tecnologia que torna o negócio mais eficiente.

Além disso, ao superar o mito, a empresa pode se concentrar nos demais elos da corrente da segurança de sistemas: o controle das credenciais de acesso, as atualizações do sistema operacional e aplicativos e as boas práticas de programação.

E na sua opinião, a segurança da computação em nuvem ainda é um impeditivo ou já se tornou um atrativo? Clique aqui para participar da nossa enquete.

 

Novos modelos de instalação para o CloudFlex

junho 24th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

Foram disponibilizadas novas imagens pré-configuradas no Painel de Controle do CloudFlex.

Alguns desses templates são combinados com LAMP (Linux, Apache, MySQL ou Maria DB e PHP). De código aberto e fácil adaptação, o uso do LAMP traz mais agilidade no provisionamento do seu servidor.

Confira as novidades:

CentOS 7 + LAMP
CentOS Linux 7 64-bits, Apache 2.4, vsftpd, MariaDB 5.5, PostgreSQL 9.5 , PHP 5.4

Debian 8.5 + LAMP
Debian Linux 8.5 64-bits, Apache 2.4, vsftpd, MySQL 5.5 , PostgreSQL 9.5, PHP 5.6

Ubuntu 16.04 LTS
Ubuntu Linux 16.04 64-bits (core system)

Ubuntu 16.04 LTS + LAMP
Ubuntu Linux 16.04 LTS 64-bits, Apache, vsftpd,MySQL 5.7, PostgreSQL 9.5, PHP 7.0

HA Proxy
HA Proxy TCP/HTTP load balancer

Para utilizar o template, é preciso fazer o processo de reinstalação do servidor.

reinstalar-servidor-blog

 

Política de Privacidade