Oliver e Lucas: 2 histórias de migração para a nuvem

agosto 26th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

falando de cloud-migracao

No último dia 5 junho, um dos data centers da Amazon Web Services (AWS) em Sydney, na Austrália, ficou fora do ar por mais de 6 horas devido a uma falha de energia.

Conheça a história de Oliver e Lucas, dois administradores de sistemas cujo fim de semana foi afetado, de forma diferente, por esse incidente.

A previsão do tempo indicava a ocorrência de tempestades naquele domingo. Isso fez com que Oliver trocasse o costumeiro passeio de bike por ficar em casa assistindo um jogo do seu time no campeonato de rugby. Entre uma cerveja e outra, ele já estava para lá de relaxado por volta das 16h, quando os primeiros alertas de sistema fora do ar começaram a chegar.

Oliver é um Sysadmin centralizador, que gosta de controlar de perto seus servidores. Gerencia um time de TI enxuto na empresa, bem ao gosto do seu diretor. Se dependesse deles, os sistemas críticos da indústria ainda estariam rodando internamente mas, após a venda do negócio para um grupo multinacional, veio a ordem expressa: a equipe tinha 90 dias para migrar todos os sistemas para a nuvem pública da Amazon (AWS) para se adequar aos padrões da nova organização. E assim foi feito.

Lucas estava na festa de aniversário de uma amiga da filha naquele domingo. A chuva forte forçou uma mudança de planos e a festa do quintal foi transferida para dentro de casa, tornando o ambiente uma caixa de ressonância em que estabelecer um diálogo era praticamente impossível. Por isso, ao invés da conversar, os pais perambulavam pela casa atrás dos filhos, desviando de brinquedos e salgadinhos pisados em um ballet desajeitado.

» Continuar lendo…

CloudFlex 1.5: gerenciamento otimizado do servidor

julho 19th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

Lançamos a versão 1.5 do CloudFlex! Nesta atualização realizamos melhorias para tornar o gerenciamento do servidor mais completo, flexível e ágil.

Agora, no Painel de Controle do seu CloudFlex, você vai encontrar:

cloudflex-inicial-1-5-blog

 

1. Opções avançadas para Instalar e Reinstalar o Servidor.

gerenciamento-otimizado-do-servidor » Continuar lendo…

6 boas práticas para uso de email

julho 19th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

boas-práticas-para-o-uso-de-email

Elaboramos algumas dicas de boas práticas no uso do email visando melhorar a sua experiência e evitar problemas decorrentes do uso inadequado dessa ferramenta essencial para a comunicação nos negócios.

1) Monitore os limites de armazenamento

Toda conta de email possui uma cota de espaço ou de mensagens armazenadas no servidor. Se esses limites forem ultrapassados, sua conta não poderá receber novas mensagens até que você apague parte das mensagens ou libere mais espaço. Para evitar que isso ocorra, periodicamente exclua mensagens desnecessárias, principalmente as que possuem anexos muito grandes.

2) Faça backup

Para evitar que a cota seja excedida, você pode fazer um backup das mensagens no computador local (utilizando o protocolo POP3) ou no FTP do seu domínio.
Também é recomendável manter um backup em tempo real de sua caixa-postal, para o caso de exclusão acidental de uma ou mais mensagens. Para facilitar esse processo, você pode contratar um serviço como o Arquivamento de Email da CentralServer. Essa ferramenta, além de fazer backup automático das mensagens enviadas e recebidas, também permite o monitoramento e auditoria de emails do domínio.

3) Substitua anexos pesados por links » Continuar lendo…

Afinal, computação em nuvem é segura?

junho 28th, 2016 by Comunicação CentralServer Sem comentários »

nuvem-segura

Tanto pessoal como profissionalmente, estamos cada vez mais interconectados. A nuvem é o palco em que interagimos socialmente, publicamos informações e armazenamos dados dos mais variados tipos.

Apesar disso, ainda há empresas que deixam de migrar servidores para a nuvem por achar que é inseguro. Será mesmo?

Essa desconfiança é um fenômeno similar ao que ocorreu com o internet banking e o e-commerce. No início, muitos evitavam essas novidades por receio de ter a conta invadida ou o cartão de crédito clonado. Com o tempo, passamos a interagir naturalmente com esses serviços e hoje não abrimos mão deles.

Se pararmos para pensar, os provedores de cloud seguem padrões de segurança superiores aos que a maioria da empresas consegue implantar: seguem normas e padrões, mantém equipes especializadas e monitoram a infraestrutura em regime 24x7x365. Muitos fornecem serviços de firewall, criptografia e proteção contra ataques.

Compreender que a infraestrutura na nuvem é tão segura quanto – ou superior -, à da rede interna, abre as portas para se colher os benefícios de uma tecnologia que torna o negócio mais eficiente.

Além disso, ao superar o mito, a empresa pode se concentrar nos demais elos da corrente da segurança de sistemas: o controle das credenciais de acesso, as atualizações do sistema operacional e aplicativos e as boas práticas de programação.

E na sua opinião, a segurança da computação em nuvem ainda é um impeditivo ou já se tornou um atrativo? Clique aqui para participar da nossa enquete.

 

Política de Privacidade